Peso inicial e final

LilySlim Weight loss tickers

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Doe Sangue, Doe Medula, Salve Vidas!

Oi gente, como estamos hoje?!

Então, acordei cedo, e fui na minha missão de doar sangue, a intensão era ir ontem, mas com uma chuva dos infernos, deixei pra hoje cedo! Mas fui \o/ Estou aqui tontinhaaaaaa, parecendo bebinha... mole mole, mas to me sentindo bem. Acabei de bater uma pratada porque hoje nem dá pra contar como dia de RA. 

Minha amiga Jeska foi junto, pra dirigir pra mim na volta, e acabou se cadastrando como doadora de medula óssea também. O namorado dela ligou, perguntou onde a gente tava, ela disse que no hemocentro, e ele resolveu se cadastrar também! \o/ Todo mundo fazendo bonito!

Fiquei bem chateada pra falar a verdade. O atendimento público é péssimo. Eu, é porque, fui de corpo e alma encarar isso pois confesso que muitas vezes me deu vontade de ir embora. Na próxima só vou doar sangue em hospital particular. 

A recepcionista foi seca, com cara feia, ai você pensa, deixa pra lá, ela deve ter tido um dia ruim, então entra pra pré-triagem. Até que a moça que me atendeu foi bem simpática, precisa, porém com um sorriso no rosto e me tratando como um ser humano. Na triagem clínica  já foi super tenso a mulher me perguntando um monte de coisa, normal, mas o pior era cara de "eu não acredito em nenhuma das suas respostas". E me super aterrorizou com questão de que eu podia deixar alguém doente se meu sangue tivesse doenças. Tive a impressão pela enfase que ela deu no "faz o que sua consciência dizer que deve" que ela não me acha apta a doação. 

Todo mundo sabe que o sangue é testado antes de ser utilizado, porque eu iria perder meu dia, numa fila do caramba, esperar 1h sendo mal atendida, pra tirar 500ml de sangue pra ir pro lixo?! É uma falta de humanidade total no atendimento. FALEI. E porque eu tenho tatuagens que dizer que eu sou uma vândala, promiscua, cheia de doenças transmissíveis e uso drogas?! Muito preconceito. E olha que eu fui de camiseta, nada a mostra. Mas eu tinha botado na minha cabeça que eu doaria sangue, esperei, e doei. A unica parte que eu tenho que parabenizar é do pessoal que faz a coleta. Foram super atenciosos, respeitosos, cuidadosos, esses sim estão de parabéns. 

Acredito que seja por uma razão maior que eu esteja fazendo isso, por isso não me deixei a abalar pelo atendimento público do hemocentro, mas sinceramente, não tinha obrigação NENHUMA de estar lá, fui porque minha consciência mandou. Próximas eu já sei que serão em bancos de sangue particulares. Sei que a rede pública é onde mais precisa, talvez eu reveze.. Sei lá, to chateada. Vai que tem outro dia que eu esteja com essa vontade e humor e encare aquela fila desorganizada de novo.

Mas enfim to feliz por ter feito, e nada vai tirar minha satisfação disso, ainda mais por ter mobilizado mais duas pessoas a se cadastrarem no banco de medula. Espero que vocês também acordem com essa vontade e paciência de Jó, e façam o mesmo.

Bom to tontinha, com as perninhas pra cima... Mais tarde eu volto e comento no blog de vocês! ;*


11 comentários:

  1. ja passei por tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo isso .. principalmente por causa das tattoos.. é o inferno o descaso que a gente tem ke passar pra fazer uma boa ação.. mas enfim.. bjokas lindeza e sucesso

    ResponderExcluir
  2. Tenta ficar tranquila Andréia, tem todo esse terrorismo mesmo!

    Quanto a questão da tattoo, não é preconceito.
    tenho uma enorme nas costas, e essa proibição é dada nos 12 meses que procederam da realização da tattoo.
    É uma precaução p/ evitar o risco de contaminação do sangue doado por doenças como aids e hepatite, que podem ser transmitidas pela agulha do tatuador caso as condições de assepsia sejam deficientes.
    Esse tempo é exigido p/ q a pessoa, caso contaminada, desenvolva os anticorpos que são detectados no exame de HIV que é feito na hora, devido a "janela imunológica" que é um período que não acusa o vírus no exame.

    beijinho ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tay as minhas tattoos tem mais de 5 anos, eu informei a cirurgias, n deixei nada pra trás. tudo q ela me perguntou eu respondi prontamente, viagens internacionais, vacinas... Acho que faltou foi preparo mesmo sabe. Acho que foi azar meu a pessoa que me atendeu. Não vi ninguém tão incomodado como que sai da sala dela, o resto do pessoal tava bem tranquilo. Mas eu tudo certo, onde colheram meu sangue o pessoa foi gente boa, atencioso, valeu a pena, mesmo com o "desaforo" anterior.

      Excluir
  3. Oi Deda... quero ir, vc mora em São paulo? Quanto tempo vc esperou?

    Apesar do mal humor dos funcionários deve ser uma delícia a sensação de dever cumprido neh?

    vou me informar!!

    bjs lindona!!

    http://umanovaformanova.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A pior parte de doar sangue é o mega bom humor que vc tem que estar para aturar a falta de vontade de alguns funcionários mal educados e sem noção, e te parabenizo por ter passado por tudo isso e ainda tem a certeza que vai voltar a doar. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Deda!
    Lembra que tudo isso vale a pena. :)
    Cheirinho

    ResponderExcluir
  6. Andreia ainda não tenho tattoo e o interrogatorio é o mesmo... mas nem ligo mais pq no hospital particular é igual kkkk


    bjus e parabens pela iniciativa!!

    ResponderExcluir
  7. Nosssaaaaa estou até envergonhada....tanta gente nova fazendo o bem e eu nunca fui doar sangue! Me faz refletir o quanto sou egoista. Parabéns pela iniciativa, e não podemos esquecer que salva vidas! :( preciso colocar este item urgente no MUST DO! :) beijao

    ResponderExcluir
  8. Andréia,de qualquer forma a sua ação foi muito importante! Pode ser que nesse exato momento alguém esteja com seu sangue tendo uma nova chance de vida. Sempre quis doar sangue...e aí agora que moro numa cidade que tem hemocentro, a bonita aqui não pode ver uma agulha que tem queda de pressão e dá altos pitis passando mal ¬¬
    Mas quando conseguir superar meu medo de agulha eu seguirei teu exemplo ^^
    Aliás, se alguém tiver alguma dica pra superar isso, me ajudem!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Andreia, mto bom seu post, sempre tive vontade de doar, pricipalmente para ser uma possivel doadora de medula...moro em São Paulo e vou me informar onde fico o hemocentro daqui..
    Bjs e até +

    ResponderExcluir
  10. Oi lindonaa! obrigada pela forçaa de sempre! é bom poder "estar de volta" rssr...
    Quanto ao assunto de hoje, concordo plenamente viu!?
    Quando fui fazer o exame e o cadastro passei pelos mesmo problemas, atendimento ruim, pessoas com cara de bumbum e que pareciam não acreditar em uma palavra... Acho que é um problema geral... Mas sua parte foi feita e é isso que importa! ;D
    Beeijos

    ResponderExcluir

Obrigada por me acompanhar! Se seu blog não estiver nos meus favoritos, me avise! Juntos em busca de uma vida saudável! =)