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domingo, 17 de fevereiro de 2013

Personal Trainer Responde - Murilo Morais

Oi Gente! Como prometido, as perguntas e respostas que eu fiz ao Personal Murilo Morais. E claro as respostas das perguntas de vocês! Espero que Gostem! 

Murilo além de Profissional de Educação Física é Vocalista de Rock/Metal

1. Qual o motivo de escolher educação física como profissão? A quanto tempo está no ramo?!

Primeiramente sempre fui um apaixonado por esportes, principalmente FUTEBOL! Desde a minha infância sempre joguei futebol, seja na escola, na rua, em quadras públicas, em campos de futebol e etc...devido também a influência do meu pai, pois ele foi jogador de futebol profissional (Vila Nova, Flamengo, Seleção Brasileira de Juniores) e isso me ajudou muito, pois desde pequeno já me levava para os campos de futebol. Eu sempre estava em atividade, corria com os amigos em parques, em pistas pela cidade, marcava futebol e etc! Isso faz parte da minha vida até hoje! 

O esporte me trouxe muitas coisas boas que levo sempre como princípios básicos em minha vida! Fiz bastante amizades, aprendi o que é realmente disciplina, dedicação e respeito. Sem contar que é extremamente importante e benéfico a saúde física e mental, convívio social e superação! Devido a toda essa trajetória eu quis ser jogador de futebol profissional, era um grande sonho! Comecei a jogar futebol em times por volta de 10 anos de idade, comecei no Goiás Esporte Clube, nas escolinhas, e por lá fiquei anos. Em 2001 fui para o Goiânia Esporte Clube fazer teste, onde fui aprovado na categoria infanto-Juvenil! Em 2002 voltei para o Goiás Esporte Clube onde joguei na categoria juvenil. E por lá não fiquei muito tempo, tive que parar porque não estava dando conta de conciliar os estudos. Então terminei os estudos (3°ANO) e entrei na faculdade de Educação Física (UCG), hoje foi reconhecida como PUC! 

Antes de ingressar na faculdade, em 2004 eu tive uma lesão no joelho onde me tirou por 8 meses dos campos e tive que operar. Foi uma momento difícil para mim. Pois ficar sem jogar futebol por muito tempo não foi fácil. Mas deu tudo certo, rs! Depois disso tudo fui para o Vila Nova em 2005, onde joguei no time de Juniores e Profissional. Enfim, deu pra perceber que o esporte sempre esteve e está presente na minha vida, nunca abandonei! Eu sempre quis trabalhar no esporte, sempre pensando em ser jogador de futebol, não pensava em outra coisa, rs! Então devido a lesões no joelho e alguns estresses no futebol profissional resolvi parar, foi um decisão difícil demais, mas hoje está superada. Mesmo longe do trabalho como jogador de futebol eu queria estar no esporte, e isso me fez voltar para a Faculdade de Educação Física! Eu poderia estar em outro curso por ter frustrado no futebol profissional, mas não, fui em frente e tinha me decidido que não sairia do esporte de forma alguma! Acho que o motivo principal é esse, o amor pelo esporte, pela competição, pela vitória. 

Estou no ramo como profissional de Educação Física desde 2007, comecei a trabalhar no 5° período da faculdade, sempre fazendo estágios até me formar. Me formei em 2009. Estou no mercado mesmo à 6 anos.

2. Qual foi a maior transformação que a atividade física trouxe na sua vida?

Na minha vida a atividade física me trouxe várias coisas e não apenas uma. Além dos benefícios de saúde me trouxe também benefícios como ser humano. Uma delas foi aprender e ser uma pessoa melhor, a crescer como homem, a entender as limitações das pessoas, a entender também aqueles que querem vencer suas limitações e chegar mais além, a ajudar o próximo, aprendi a superar momentos difíceis na vida, a ter melhor convívio social, a perder a timidez, ser mais disciplinado, entender o que é errado e o que é certo, a entender quando é hora de parar e hora de continuar, e o principal de todos, me trouxe SAÚDE (que graças a Deus tenho de sobra) e o RESPEITO entre as pessoas. 

3. Você faz dietas?!

Na maior parte da minha vida sempre procurei me alimentar com alimentos saudáveis, sempre tive uma alimentação balanceada, não seguia dietas rigorosas, mas claro que, como qualquer ser humano, comia muita besteira e cheguei a ficar até meio gordinho, hehehe! Hoje em dia eu sigo dieta sim, eu a divido em duas e estas são realizadas em períodos diferentes. Faço a dieta de Cutting que é voltada para a definição muscular e a dieta Off Season que é voltada para ganho de massa muscular. Lembrando que cada uma delas é feito em períodos diferentes no ano. Costumo fazê-las de 3 em 3 meses.

Dieta de Cutting - Resultados

4. Para pessoas muito acima do peso (obesidade III - Severa), que vão começar agora, o que você sugere?!

Primeiramente realizar uma avaliação física e exames médicos para verificar a situação do aluno. Sem isso dificulta muito o trabalho, justamente porque temos que conhecer como ele está, saber com quanto está em percentual de gordura, flexibilidade, massa corporal, idade, limitações fisiológicas e etc. É conhecendo o aluno (através da avaliação e exames médicos) que podemos depois periodizar o seu devido treinamento, que poderá ser realizado através do trabalho com pesos (cargas) como a musculação e exercícios aeróbicos (ginástica, caminhada, corrida, intervalados, bike, circuito, transport e etc...), e o mais importante que além de qualquer treinamento é a DIETA, FOCO, DISCIPLINA e a DEDICAÇÃO. Sem esses quesitos a chance de ter evolução, sucesso e chegar no objetivo é ZERO! Não existe fórmulas milagrosas e nem mágicas, não existe no mundo algum produto que faça você chegar em seu objetivo a não ser a sua dedicação! Não acreditem em propagandas milagrosas de algum produto ou suplemento. Eles podem até auxiliar no desenvolvimento, mas resolver o problema JAMAIS! 

5. E pra quem já está no pique, fazendo atividade física 2 ou 3x por semana, como dar um Up no emagrecimento?!

Para os intermediários é simples, basta continuar treinando, e variando o treino a cada semana, é sempre bom estímulos novos para o corpo, sempre mudando a intensidade do treino e buscando novos estilos de treinamento, e além disso você não fica na mesmice, isso enjoa o aluno também. E sugiro que o aluno que treina 2 a 3x por semana, que passe a treinar mais, ao menos de segunda a sexta, pois com treinamento constante os resultados aparecerão mais rapidamente! 

6. Falando em 2, 3x por semana, quantas vezes você acha que é necessária a presença da atividade física na rotina semanal?!

Como já falado na pergunta anterior, no mínimo 3x semanais e no máximo 6x semanais. Sempre deixando 1 a 2 dias de descanso. Não mais além disso. 

7. No processo de emagrecimento, uns dizem que é melhor focar na ergometria, outros dizem que a musculação queima tanto quanto. Para emagrecer é melhor equilibrar ou dar mais foco aos treinos cardiovasculares?!

Isso varia muito. É claro que no processo de emagrecimento é muito importante a junção tanto da musculação quanto da parte ergométrica. Os dois andam juntos nesse propósito. Mas há uma diferença, no emagrecimento. Se o objetivo do aluno é só perca de gordura e manter massa magra, talvez nem precisa ele ficar se matando na esteira por 1h todos os dias, ou ficar achando que correr 3x por dia irá ajudar, isso pode até causar lesões nas articulações do joelho e tornozelo. O que vai fazer ele chegar no objetivo dele será o treinamento associado com dieta e descanso. No processo de emagrecimento varia muita coisa, o aluno pode apenas optar por caminhar em jejum pela manhã todos os dias que com certeza ele terá bastante perca de gordura, e até mesmo localizada, mas lembrando que isso tem estar associado com dieta e descanso. Pois não adianta nada se matar na academia e ter uma alimentação LIXO. Com certeza não chegará nos resultados. 

A caminha em jejum é um poderoso queimador de gorduras (lembrando que é CAMINHAR e NÃO CORRER, pois se correr perderá massa magra devido ao cortisol (hormônio catabólico) estar bastante alto), queima até 3x mais do que quando o aluno treina em outros períodos do dia, a grande vantagem da caminhada em jejum em perder bastante gordura é justamente porque quando você está em um período de quase 6h em descanso (dormindo) e você acorda, o seu glicogênio muscular está baixo, e a gordura servirá como de fonte primária para fornecer energia para o corpo, quando você acorda e já faz seu café da manhã, o seu organismo já muda, ai você terá que queima primeiro o glicogênio muscular para depois a gordura, então por isso a caminhada em jejum é tão eficiente pois é o único período do dia em que seu corpo irá utilizar gordura como fonte de energia. Isso é comprovado cientificamente. Muitos atletas de fisiculturismo quando estão em pré competição, e precisam de um shape bastante definido, a maioria deles ou todos eles, fazem a caminhada em jejum pela manhã, e realiza o seu treinamento com pesos em outro horário. 

Mas lembrando que a caminhada em jejum ela não melhora sua capacidade cardiovascular e sim somente a perca de gordura. Então o aluno que não gosta de caminhada em jejum ou não tem tempo de fazê-la (pois é bem cedo mesmo, tipo 6h da manhã), ele pode optar de treinar seus exercícios aeróbios em outro horário, sempre realizando corrida, intervalados, circuitos na musculação, sempre com intensidade maior, e o bom que o exercício aeróbio sem ser em jejum, promove um bom condicionamento físico cardiovascular.  

Corre-se o risco de perder massa magra, caso fizer todos os dias exercício aeróbio. Se o aluno não se importar de perder um pouco de massa magra e querer realmente só a perca de gordura, ele poderá treinar exercícios aeróbios sem estar em jejum, mas caso queira preservar a massa magra já é interessante a caminhada em jejum pela manhã e treino com pesos em outro horário. E finalizando, o foco tem que ser nos dois, na musculação e ergometria, e não esquecendo da dieta voltada para o objetivo. E um bom Personal Trainer para orientação e acompanhamento dos treinos.

8. A perguntar que não quer calar. Como acabar com a tal da barriga?!

R: É como respondi nas perguntas anteriores, basta ter um bom treinamento associado com dieta, disciplina, foco e dedicação! Exercícios aeróbicos ajuda, mas não faz milagre se não ter disciplina na alimentação. Se você consome alimentos ricos em gorduras saturadas, açucares, doces, carboidratos em excesso e carboidratos antes de dormir, bebidas alcoólicas, e fica muito tempo sem comer, fazer poucas refeições no dia (procure sempre comer de 3h em 3h, justamente para o metabolismo ficar sempre acelerado, e não acumular gordura), muito provável que você desenvolverá uma BELA de uma barriga e ganhará MUITA gordura localizada! Então fuja disso. Abdominal também não ajuda a ''acabar'' com a tal barriga, ela apenas tonifica a musculatura, e se não fizer dieta, a musculatura pode até desenvolver, mas a gordura ainda continuará ali presente. O que faz tirar gordura é dieta associada com treino.

9. Dizem que o emagrecimento de homens e mulheres são diferentes. Assim como corpos e organismos funcionam de maneiras diferentes. Há treinos mais eficazes para cada gênero?! Pode nos dar alguma dica sobre isso?!

Não só mulheres e homens são diferentes, mas todos os organismos são diferentes, reagem diferentes, responde estímulos diferentes um ao outro. Isso varia de pessoa pra pessoa. São parâmetros fisiológicos diferentes, são ''máquinas'' diferentes, nenhum é igual ao outro. Cada pessoa responde diferente a um estímulo dado. Tem treinamento, exercícios ou suplementação que para um é bom e pra outro nem tanto, e que pra um é bom porém o resultado foi alcançado rápido e para outro também foi bom mas o resultado foi alcançado mais prolongado. Isso se resume a individualidade biológica de cada um. Não existe ''dicas'' para isso e sim respeitar a individualidade de cada um. 

10. Pra quem quiser te contratar como personal, como podem entrar em contato contigo!?

Para me contratar, é muito fácil, entrem em contato pelo meu facebook ou entrar em contato pelos celulares: (62) 8289-24-19 ou (62) 9355-03-32. Lembrando que trabalho com PLANOS TRIMESTRAIS, SEMESTRAIS E ANUAIS. Entrem em contato e vamos agendar!

11. Agora passaremos para a parte que algumas blogueiras fizeram algumas perguntas. Agradeço desde já por mim e por elas a sua disposição em responder.

Jamylle: Quais as principais dicas pra quem NUNCA fez corrida, mas quer começar a correr? Como não perder o fôlego?

Eu aconselho a você ir gradativamente, sempre do mais leve, depois moderado, até você chegar em um nível mais elevado. Sempre respeitando seus limites. E treine todos os dias. Assim seu condicionamento físico melhorará bastante e consequentemente poderá treinar cada vez melhor!

Mari: Gostaria de saber um pouco sobre hipertrofia para mulheres.

A Hipertrofia é uma só, tanto para homens quanto para mulheres em termos de treino, a diferença é que quando mulheres e homens obtêm similares ganhos em força, a hipertrofia nas mulheres, geralmente, não é da mesma magnitude que a alcançada pelos homens. Hipertrofia muscular é o aumento da massa muscular. Isso é feito através de exercícios com cargas, existem várias formas de treinamento para hipertrofia muscular, e lembrando que a dieta é muito importante aí. Sem ela a hipertrofia não acontece. E claro, o descanso também é fundamental. A hipertrofia também acontece devido ao Hormônio Testosterona, onde a mulher possui uma quantidade baixa, devido a isso o ganho é menor que o homem.

Gabrielle: Quais os exercícios para diminuir a área do quadril e parte inferior da coxa?

Diminuir o que? Se for gordura, primeiro você deve fazer uma dieta voltada pro seu objetivo. E tem vários exercícios para essa região do quadril, abdominal lateral, curto, longo, inverso, adução e abdução quadril, extensão e flexão de quadril! O interessante é treinar a região do quadril em intensidades diferentes. É complicado falar como são esses exercícios e como são executados, ficaria aqui até amanhã explicado e talvez você não entenderia corretamente, são coisas que pessoalmente é melhor para ensinar. Mas são esses que te passei. Tenta ver eles em algum vídeo no youtube. Irá te ajudar bastante. Quanto a coxa, acredito que a dúvida seja sobre a lateral interna, onde as coxas se tocam, além de dieta o melhor aparelho é o adutor.

Mi: Estou usando BCAA antes e após os treinos. Gostaria de saber se surte algum efeito mesmo ou estou tomando aquelas cápsulas a toa?

BCAA são aminoácidos de cadeia ramificada, é a valina, isoleucina e leucina, são aminoácidos que dificilmente tem nos alimentos por aí, ela serve para não deixar a musculatura fadigada e cansada, serve também como anti catabólico (previne a perca de massa magra). Eu particularmente não tomo BCAA em capsulas, eu tomo Whey Protein, onde tem quantidades de BCAA no suplemento e uso glutamina. Mas você pode tomar no período que você não está treinando também, principalmente pela manhã ao acordar, ajuda a prevenir o catabolismo.

Janna: Caminhada/corrida proporciona massa muscular para os membros inferiores?

Muito pouco, quase nada! O que faz ganho de massa muscular é o treino com pesos, cargas, musculação!

Dêzinha: Gostaria de saber qual é a melhor forma de eliminar gordura e ao mesmo tempo ganhar massa muscular?

São objetivos diferentes, seria melhor você perder gordura e depois ganhar massa muscular, ou ao contrário. Um de cada vez. Pois a dieta é diferente para o ganho de massa muscular onde as calorias são aumentadas e a dieta de perca de gordura as calorias são diminuídas.

Marta: Tenho 41% de gordura corporal e minha taxa metabólica esta em torno de 1400/1300. Se eu diminuir essa taxa de gordura com musculação essa taxa metabólica pode subir? Meu metabolismo é muito lento e qualquer coisinha que saio da dieta já engordo.

Seu % está MUITO alto. Com certeza vai sim. Recomendo a você uma dieta focada para perda de gordura. E treino com pesos e aeróbio!

# Mudando de Assunto!  DIA D!

Como todos sabem hoje é dia de pesar. Não vou prolongar mais o post. Só deixar o meu feliz resultado na balança! Mesmo que não seja 1kg, o importante é que continua baixando! E é isso que conta, ver esse numero diminuir sempre! 
-900g

Minha RA foi dentro do programado. De AF ontem não cumpri as 1h, cólica o dia todo, mas mantive o desafio do nike training. Fiz o mínimo mas fiz. 85kcal eliminadas, 24 exercícios em 23min + um desafio de decisão rápida, 11kcal.


Abraços queridos! Espero que tenham gostado!

27 comentários:

  1. Que Legal AMIGA!!!
    Adorei a Entrevista

    Obrigada por Participar do Sorteio

    Beijos no seu Coração e um Lindo Domingo
    Andrea

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  2. Adorei as dicas e deixo já o Obrigado para o PT pois ajudou me imenso ,farei mais uso dos aparelhos citados bjs

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  3. Meu que bacana os conselhos, li tudinho e parabens pelo peso está lindo

    bjus

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  4. Lindeza.. amei o questionário.. e parabéns pelo pesinho novo.. bjoooooooooooooooooooooo e sucesso sempre

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  5. Obrigada pela força lá no meu cantinho e parabéns pela determinação ...

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  6. Muito obrigada pela resposta a minha pergunta querida!!!!
    Adorei o questionário respondido e tbm achei esse seu amigo personal muito simpático!!
    Agradeça a ele pelo tempo dispensado a nós!!!
    Beijão e boa semana que se inicia!!!

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  7. Adorei a entrevista,acho que o fundamental como foi dito é a alimentação saudável né?!
    beijos

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  8. adorei as respostas do personal...parabéns...que legal que tá de pesinho novo...vc merece...o esforço está sendo recompensado...hoje fiz meu treino do nike, training, como estou com pé machucado eu me controlei nos pulos...então foi muito engraçado, gastei 36 calorias...kkkk...em 26 minutos...mas cansei viu...puxa, é bem puxado...né? adorei...boa semana...bjs..

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  9. Muito boas as dicas do personal, e parabéns pelo peso novo!

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  10. Oie!!! Legal as dicas do Murilo!!!
    E parabéns, sempre baixando isso aí!
    Bjoo
    http://momentosdemodaebeleza.blogspot.com.br/

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  11. Andreia, adorei a entrevista! Muito interessante e cheia de dicas ótimas e que ainda não experimentei. Fiquei sobretudo seduzida pela ideia da "caminhada em jejum", tenho de a investigar melhor.
    Mas o mais importante é...parabéns pelo peso novo! Para a semana serão 75 Kg ou menos de certeza, estás a ir muito bem!
    Beijinho

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  12. Muito bom, escarecedor e motivador. \bjs, Trícia.

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  13. Ola querida passei pra dar um olá e dizer que seu blog foi escolhido por mim para participar de uma tag ,passe lá nomeu para saber como é bjs

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  14. Olá, Andreia. Obrigada pela visitinha no meu cantinho. Vim aqui retribuir e já estou seguindo. Adorei a entrevista, esclareceu muitas coisas!

    Beijos

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  15. Parabéns pelo peso novo!!! Estou muito feliz em ver sua determinação :D

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  16. Bela entrevista bem didática!! Parabéns...Abraços.Sandra

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  17. Este comentário foi removido pelo autor.

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  18. Olá Andréia!! Vim retribuir sua visita no meu blog e gostei muito do seu!!! Essa entrevista foi maravilhosa deu para tirar muitas dúvidas né!!! E parabéns pela pesagem, pelo que percebi vc já eliminou e está eliminando bastante peso, é isso aí, não tem nada melhor que ver o resultado dos nossos esforços!!! bjinhos bem light pra vc e até breve, pois já estou te seguindo!!!

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  19. Minha linda!!! que bom que você anota o que come! isso é tãooooooooo util para percebemos o que comemos mesmo! tem detalhes que só assim conseguimos detectar!!
    parabenss e sei que você vai muito longe!! beijocas

    nutricionista Raquel Fernandes
    www.nut-on.blogspot.com.br

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  20. Gaata, amei a entrevista! E vamo que vamo em direção a nossa vitória. beeijos

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  21. Flor.. amei essa entrevista.. e pra mim, o que marcou foi "DIETA, FOCO, DISCIPLINA e a DEDICAÇÃO" eu preciso me focar mt na disciplina.. tem hora que eu sigo bonitinha... tem hora que desanda tudo.. é muito dificil.. mas estou convicta animada e feliz.. minha calça jeans já está folgada mesmo após ter sido lavada e isso é lindo..rs...

    Beijus Flor.. to aqui tbm contigo.. uma ajudando a outra!! beiujus

    http://rumoao70.blogspot.com.br/

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  22. Isso mesmo amiga, o importante é baixar o peso, não importa quanto...Bjão

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  23. Olá Andreia, tudo bem?

    Gostei muito do post com as respostas do personal. Realmente a AF faz milagres neh.

    E parabéns pela eliminação.

    Beijocas e uma ótima semana!

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  24. Obrigada pela visita Andreia! Adorei seu cardápio e a postagem sobre o Murilo. Continue firme! Beijos

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  25. Olá!!!!

    Obrigada pela visita no meu blog e por ter mandado minha pergunta ao personal.
    Bom inicio de semana!

    Beijos

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  26. Oi amore.
    Amei a entrevista... =)

    E minha resposta tbm... que tudooo.
    Bora queimar gordura.
    E tbm to com 76.... kkkk.
    Pareo duro nós duas.

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