domingo, 12 de maio de 2013

Dia 32! ARTIGO: O QUE É OBESIDADE?

Oi queridos, como eu tinha falado ontem, todo domingo eu vou postar algo que eu acho interessante, informativo ou motivacional. Pra começar vou falar de um assunto que é a razão da maioria dos que lutam e estão nessa blogosfera light! Mais do que por estética, somos combatentes da Obesidade, causadora de Doenças, transtornos entre outras coisas que afetam diretamente o nosso dia a dia.

O que é obesidade?

É uma doença crônica multifuncional. Se dá através do acumulo de gordura no corpo, podendo também se entranhar nos órgãos, causando inúmeras doenças secundárias e complicações. Essa gordura aparece devido ao consumo alimentar de energia (o que chamamos de caloria) maior do que o corpo gasta diariamente. As maiores complicações da obesidade são problemas cardiovasculares, diabetes, problemas musculares, osteoartrite, apneia do sono, infertilidade, transtornos psicológicos como depressão, e mais seriamente bulimia e anorexia.  Para diagnosticar a "obesidade" é necessário um calculo simples, o que chamamos de IMC. Índice de Massa Corpórea. É bem fácil! O seu IMC é o cálculo do seu peso, dividido por sua altura ao quadrado.


De acordo com o resultado do cálculo, classifica-se como abaixo do peso, normal, sobrepeso e obesidades.

- Menor que 18,5 Abaixo do peso
- Entre 18,5 e 24,9 - Peso normal
- Entre 25 e 29,9 - Sobrepeso (acima do peso desejado)
- Entre 30 e 34,9 - Obesidade Grau I (Leve)
- Entre 35 e 39,9 - Obesidade Grau II (Moderada)
- Acima de 40 - Obesidade Grau III (Severa ou Mórbida)
No meu caso:                        
IMC = 72 / 1,50x 1,50          
IMC = 72 /  2.25                  
IMC = 32 (Obesidade Grau I)
www.aprendendoaemagrecer.com.br

É importante destacar que o IMC normal não é sinônimo de ser SAUDÁVEL. Somente uma avaliação médica completa pode dizer a quantas andam o corpo e seu equilíbrio. Estar dentro do peso desejado não retira as necessidades básicas de nutrientes para manter a saúde. Muitas pessoas confundem "magreza" com saúde, assim como "obesidade" já foi sinônimo de pessoa bem nutrida e saudável. 

Os avanços científicos nos provaram que não basta ter o peso ideal, mas é necessário uma quantidade de ATIVIDADE FÍSICA e ALIMENTAÇÃO BALANCEADA para que o corpo funcione adequadamente, ativando defesas naturais vindas da nutrição e criação de anticorpos. O corpo é como uma máquina que necessita do combustível CERTO, para funcionar. O adulterado pode até faze-la andar por um tempo, mas logo seus vestígios vão contribuir para um problema maior, e ela vai ser quebrada! Mas ainda não estamos no fim da linha, certo?! Nada do que um bom concerto com as ferramentas certas para que o nosso corpo volte a funcionar com força total!  

Eis a razão das grandes polêmicas quanto às dietas restritivas, já que grande parte visam somente o EMAGRECIMENTO, e não a necessidade real do corpo. Somos todos repletos de "TAXAS" que devem se manter em equilíbrio para não perdermos a nossa saúde. glicemia, colesterol, ferro, vitaminas, entre outras essenciais para o funcionamento do corpo para atividades simples. Todos sabemos que involuntariamente o corpo responde à essas necessidades, causando queda de pressão ou aumento, fraqueza, espasmos musculares, perda de atenção, dificuldades respiratórias, ressecamento do corpo (olhos, boca, orgãos sexuais), dores de cabeça, etc. Todas essas engrenagens precisam estar em harmonia para que o corpo continue trabalhando e nos respondendo de forma adequada!

A obesidade nos trás limitações físicas, psicológicas - a pressão social é imensa, e estéticas. Devido ao tamanho do abdome tarefas simples como amarrar o sapato pode parecer algo impossível, essa sensação de fracasso, somada ao preconceito vindo dos que nos cercam é um grande fardo a ser carregado, fora os valores estéticos que passam muitas vezes do limite do saudável (quem não lembra da era das modelos esqueléticas ao extremo, hoje elas já tem umas curvas, leves mas já existe- haha). As roupas, os sapatos, os cortes de cabelo, as maquiagens, cores, estampas, tudo podendo ser terríveis - ou bons - aliados para quem  está fora dos padrões atuais.

Ser obeso é um obstáculo difícil a ser vencido. Trás mais do que o peso do corpo, um peso do mundo alojado nas costas. Cada olhar torto, cada julgamento, cada decepção, cada frustração de querer mudar e falhar. Tantos "se" que chegam a ser incontáveis. Porém, mais do que uma doença, obesidade é uma CONDIÇÃO MUTÁVEL! Pode ser vencida e extinta das nossas vidas. Todos esses "talvez", "e se"  tornam-se coisas viáveis. Basta um passo em direção ao saudável e grandes transformações podem acontecer.
.......xXxXxXx.......

Bem...não quero estender muito, mas isso é só um pouco do que eu quero abordar com vocês. Afinal tem tanta coisa acerca disso que é difícil comentar numa postagem só! Se alguém tiver alguma pergunta ou comentário fique a vontade! Se tiver alguma área específica que vocês querem que eu comente, fiquem a vontade também! Eu tenho tanta coisa pra dividir sobre essa jornada contra a obesidade que fica até difícil enumerar! Tô na reta final, mas ainda enfrento esse problema todos os dias. 

# RA e AF de ontem!

Alimentação ficou em 1225 kcal (passei 25... tenho que me controlar melhor!)
Atividade Física: 30min de Nike Training: 61 kcal e o DC3 60min: 122 kcalTOTAL: 183 kcal queimadas

Tava devendo vídeo do Nike pra Fabi, então fiz um do treino de força (apesar de eu ter sido um completo DESASTRE) e to postando pra ela e pra vocês! Quem tiver interesse! Tá ai!
Só clicar no LINK:  Será que eu emagreço?! Nike Kinect Training

Ontem era um dia pra eu não fazer nada... mas graças ao apoio direto das amigas que eu adoro, Ana, Má e Nice acabei ganhando forças pra tentar, em meio a chateação diária, me fizeram lembrar que eu sou prioridade nisso tudo. Obrigada! De coração meninas!

Beijinhos! Feliz dia das Mães!

17 comentários:

  1. É isso mesmo, Deia. Tem que alertar as pessoas. Acho que o erro já começa quando a mãe acha lindo seu filho gordinho e o alimenta de forma desregrada e calórica. Obesidade mata, deprime, deforma e deixa a auto estima no pé.

    Beijão pra você e ótima iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Meu IMC tá alto...tenho q parar com as gordices e correr atrás...

    Boa semana p vc flor!

    Bjoooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Boa materia, hoje realmente a obesidade nao e só relacionada a estetica.
    Mas vendo que todos nos que engordamos temos um grande vicio: comer ate se sentir estufado e passar mal. E não vemos que tudo influencia nesse vicio, não e somente o peso. e como vc mesma abordou: varios problemas de saude. Por isso hj entendo que a mudanca comeca em nossa mente. Gostaria de ver uma materia de como nossa mente funciona nesses momentos. bjus e otimo domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sujestão anotadissima, eu já tenho assunto pra próxima postagem, mas a seguinte com certeza vai ser esse assunto, ja vou atrás dos amigos psicologos, médicos pra me informar sobre o tema \o/ Beijos querida!

      Excluir
  4. Adorei o post, realmente é explicativo e muito interessante. Temos mesmo que espalhar para todos esses assuntos, pois é de pequeno que podemos impedir muita coisa ruim em nossas vidas.
    Esse IMC me mata, eu ainda estou com 35,3, mas logo logo sairei dele.

    Beijinhos linda e boa semana pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Nossa meu IMC já chegou 34,06 Obesidade Grau 1.... hoje vejo como foi dificil.

    linda matéria, poderia comentar tbm sobre o abuso na alimentação infantil pois é muito fácil ver uma criança obesa.

    bjus

    ResponderExcluir
  6. Andreia, vou te chamar para administrar uma palestra na faculdade..post técnico e bastante informativo.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  7. Adorei a matéria =)
    Meu IMC está 31,5. Tenho que diminuir já!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu morro de preguicinha de comentar nos blogs, mas queria dizer que vc é muito especial e um achado na internet.
    Ontem vcs tb salvaram o meu dia.
    Sempre que precisar, grita!
    Adoro vc.

    bjo

    ResponderExcluir
  9. li um artigo parecido com esse esses dias..
    dá mtas informações *-*
    otima semana florr
    bjuss

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto sobre obesidade.
    E o pior é que tem gente que acha que as pessoas são obesas porque querem.
    Não concordo, obesidade é uma doença como qualquer outra, e tem que se lutar para curar!

    =*

    ResponderExcluir
  11. A M E I o nike kinect! Assisti todo o video, parece o máximo!!
    Sabe, eu nunca medi meu IMC, calculei naquelas calculadoras na internet e o meu é 23,58 tá dentro do ideal!
    Adorei o artigo! :))
    Beijocas e boa semaaana!

    ResponderExcluir
  12. Nossa Andreia muito boa a matéria viu !

    Bjks

    ResponderExcluir
  13. Oi Andreia
    É a primeira vez que eu te visito, mas devo dizer que já virei sua fã kkkkk, já estou te seguindo. Estou ensaiando para recomeçar uma RA, preciso perder peso, mas como uma pessoa que diz que pode parar de fumar a hora que quiser, eu vivo dizendo que posso parar de comer muito a hora que eu quiser, mas eu nunca quero kkkkk, eu preciso mesmo é tomar vergonha na cara e me inspirar em pessoas como vc. Adorei o post!
    Bjos.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Em dezembro eu estava com obesidade grau I, precisei levar uma sacudida da endocrinologista para começar a pensar e fazer algo por mim e pela minha saúde. Agora estou com sobrepeso e como você disse é uma condição mutável e quero muito fazer acontecer, eliminar essa situação de vez da minha vida. Agora sei que só depende de mim.
    Obrigada por compartilhar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Minha couch linda *-*

    Ótimo assunto, super esclarecedor!

    Parabéns por estar na linha \o/ Vai indo devagar, dia a pós dia, mas faça AF sempre ;)

    Beijo Charmoso :*
    Faça essa semana especial!

    ResponderExcluir
  16. A obesidade é um caso mto sério... :S

    Muito obrigado pela visitinha no blog Andreia e que bom que gostou das unhas hihi Beijinhos ;)

    ResponderExcluir

Obrigada por me acompanhar! Se seu blog não estiver nos meus favoritos, me avise! Juntos em busca de uma vida saudável! =)