quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Sobre o meu cardápio - O porque eu parei de postar fotos.

Oi gente, como estamos... aqui vai tudo indo muito bem... obrigada!
O assunto de hoje vai gerar desconforto em muita gente.  Eu não sou nutricionista, ou qualquer profissional de saúde, essa postagem é simplesmente a respeito da minha opinião e o que acontece comigo no meu dia a dia. Uma das coisas que eu mais vejo hoje em dia são as noticias com títulos como "pare de fazer dieta", e de certa forma, eu concordo.

Não sei se a maneira que eu faço a minha alimentação é o correto, mas de uma coisa eu sei, EU COMO O QUE EU QUERO! Muitas coisas eu vejo sobre todo mundo falar que faz Reeducação Alimentar, mas a reação dessas pessoas continuam sendo de culpa quando comem um arroz com feijão, comem uma macarronada, e comer um pedaço de doce é considerado uma grande jacada.

Talvez seja porque são compulsivas e precisam ser mais "regradas" na alimentação. Eu sei que assim pra mim não funcionou da primeira vez. Bem... funcionou, eu emagreci, mas ganhei TUDO DE VOLTA, simplesmente porque eu tirei tudo que eu gostava da minha alimentação. Tava sempre louca de vontade de comer as coisas e quando tinha a chance me esbaldava.  Não é o que eu quero pra mim. 

O que eu  tenho lido é que a dita Reeducação Alimentar é uma forma de reintroduzir alimentos saudáveis na sua alimentação, mas sem que nada seja restrito, somente equilibrado com a normalidade e facilidade do dia a dia. Ou seja, comer de tudo o que se come, optando por opções mais saudáveis sempre que possível. É aprender a comer com moderação, se educar contra a compulsão e o desespero por comida, com porções razoáveis de forma que você se sinta saciado. Reeducar a forma com que encaramos o alimento.

Mesmo perdendo 200g por semana, tem algumas que vai até 1kg, eu estou bem feliz assim. Eu escolho uma refeição principal, tipo Almoço, que é onde tem as coisas que eu mais amo (CARBOIDRATO!). O dia que eu quero arroz , feijão e carne, ou um risoto... EU FAÇO! E o resto do dia eu programo em cima dessa minha refeição principal. Café da manhã com omelete de 1 ovo, tomate e queijo branco, lancho frutas pelo resto do dia, mas na hora dessa refeição eu como o que tenho vontade. Quantidade moderada, mas como. Até porque sabendo que você pode comer não dá aquele desespero louco de comer até se entupir porque depois não tem mais.

Na minha geladeira/freezer sempre tem sorvete, hambúrguer, torta de chocolate (eu já disse que meu marido é uma formiguinha né), queijos, bacon. No meu armário sempre tem pelo menos 3 tipos de macarrão diferente, arroz agulinha, feijão, farinha de mandioca, 2 latas de leite condensado e 2 de creme de leite pra qualquer vontade louca de pavês, mousses ou tortas doces. Pelo menos duas vezes ao mês eu vou no buteco, tomo meu copão de chopp e jogo sinuca! Quem tem meu perfil pessoal no facebook sabe que aqui são dois "quase gourmets" que inventam bastante na cozinha, e que gostamos de uma cervejinha ou um vinhozinho de vez em quando. 

A diferença é que sabendo que tem essas coisas, que eu posso comer o que eu quero e quando eu quero, o desespero não vem. Em uma mesma semana eu como pizza e macarronada sem peso na consciência. Porque como eu falei eu escolho uma refeição, vejo quantas calorias eu quero colocar nela (geralmente coloco entre 300 e 400kcal) e coloco a porção do que eu quiser em cima disso. Se dá 2 pedaços de pizza, arroz com feijão e um bife, um pedaço de torta, um sanduba de hambúrguer com queijo e bacon, eu como feliz e satisfeita! Nas outras eu como bem bonito, verdurinhas, saladinhas, integrais, frutinhas, omeletes, queijo branco, presunto magro. EQUILÍBRIO. Dentro das minhas 1200/1300 kcal diárias eu não me culpo por "cair em tentação". Algumas coisas certamente eu evito, como frituras, deixo isso pra comer só quando não tem jeito, tipo ir no MC Donalds e pedir batata frita ou a visita na casa de um amigo onde serão servidos petiscos. Mas quanto a isso já to providenciando uma "Air Fryer" pra poder comer fritura sem/com pouquíssimo óleo.

Acho que as minhas chances de ter sucesso PERMANENTE são bem maiores agora. Queria dizer pra vocês que eu tenho a força de vontade e disciplina de muitos, mas eu sei que não sou assim. O jeito que eu encontrei de não me desesperar na frente de comida foi assim. Sempre que me deparo com coisas deliciosas eu falo pra mim mesma: "eu não vou comer hoje, mas se amanhã eu ainda tiver com vontade eu irei comer", e se caso ainda não fiz a minha escolha do dia da refeição "mais calórica", eu mato a minha vontade alí mesmo, moderadamente, e deixo o que eu tinha programado pro dia seguinte. Tirei o NÃO da minha vida. Tudo pode, basta programar. Faço meus exames de sangue regularmente, confiro as minhas taxas e ordens médicas, se mandar tirar açúcar, se mandar tirar cerveja, eu tiro, mas por enquanto está tudo nos conformes. Vivo a vida  com tudo que eu acho necessário, tanto o saudável quanto o abuso em um equilíbrio maravilhoso que eu chamo de "aproveitar a vida".

Que fique bem claro que momento algum estou dizendo que alimentação de alguém por aqui está errada. Acredito que cada um é capaz de julgar o melhor caminho para si mesmo. Fiz essa postagem somente pra esclarecer o porque eu não posto mais cardápios e fotos das minhas alimentações. Posso até postar receitas, mas o que eu como diariamente, de acordo com a dieta escolhida por alguns pode ser uma afronta, uma razão pra provocar a vontade de jacadas na alimentação alheia. Longe disso! Não é a minha intenção de maneira alguma! Recebi algumas mensagens pelo facebook de pessoas perguntando do meu cardápio. Que costumavam seguir o que eu comia, repetir as minhas alimentações. Em respeito a elas faço essa postagem. Não sou Atleta, não tenho a mínima intenção de ser, e não tenho nada além de RESPEITO por quem opta por uma vida regrada, cheia de foco e determinação em busca do corpo ideal. Eu mudei, minha vida mudou. E por sorte estou tendo sucesso mesmo com essa mudança. Estou em busca de saúde e equilíbrio, e não um "shape" academia/panicat.  Espero que eu continue tendo resultados positivos...

Afinal, a gente sempre soube da matemática. O corpo consome entre 1200 a 1400 kcal diariamente, quer emagrecer, coma dentro disso e malhe pelo menos 30min ao dia pra queimar mais do que isso. Ai você vai emagrecer. De preferência coma alimentos com mais saciedade, cheio de fibras e vitaminas por conta da sua saúde e longevidade, faça estripulias com moderação e tenha uma boa vida!

 

Bom restinho de semana! Domingo eu volto com a pesagem e o resumo do #ProjetoDedaEmForma.






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12 comentários:

  1. E viva as farras gastronômicas. Tudo é possível e a quantidade é controlável ou compensável sempre. Deu vontade coma, se abusou muito tem uma semana inteira para compensar. Tenho sentido que esta é a melhor forma para que eu consiga resultados lineares e não uma montanha russa sem fim.
    Estou contigo Andreia.

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  2. Bom adoro suas fotos mas enfim...Eu concordo com sua opinião de cardápio mas ainda não consigo me focar desta forma quem sabe em breve.

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  3. Oi Andreia, quando eu resolvi recomeçar a R.A no dia 22/04/13 com exatos 88,0 quilos para 1,55 de altura foi exatamente o que eu pensei quero eliminar peso comendo o que eu gosto e a mesma coisa que faço para minha família, é claro que não vamos comer 'gordices' todos os dias, hoje 22 meses estou com 68,6 ou seja 19,4 quilos a menos, é muito lento comparando com as dietas que tem por ai, mas essa é a forma que escolhi pra mim, mas cada um sabe o que é melhor pra si, FORÇA PRA NÓS, bjs

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  4. É muito relativo amiga, mas concordo com vc. Antigamente para mim, R.A. funcionava muito bem, alternando com meus dias que eu quisesse comer arroz, pastel, pizza rs! Eu adorava pq no final de semana eu me programava e comia o que eu gostava e dava super certo. Mas ultimamente, não sei se é pq estou ficando mais velha e o metabolismo nao esta colaborando como antes rs! Mas so esta funcionando assim, sem "gordices". Nao vou mentir, é dificil demais, pq eu tbm adooooro comer besteras, chocolate, sanduiche, pastel, mas eu me comprometi comigo mesma a retirar essas comidas do meu cardapio, pois estava atrapalhando meu processo e se estava atrapalhando nao valia a pena comer comer e comer e depois nao conseguir emagrecer. Entao hoje estou mais tranquila quanto a isso, é so questao de ter consciencia e compromisso do que esta fazendo e do que quer, graças a Deus tem funcionado. Mas no dia que quero comer um chocolate eu vou la e como rs! Não quero ficar assim pro resto da vida, me privar das coisas que gosto, mas por enquanto eu achei melhor ficar sem isso na minha vida. Quando eu estiver na minha meta ai sim, vou poder introduzir no meu cardapio oq eu quiser, pois é so questao de manter rs!!

    Mas se tem funcionado com vc amiga, vc esta descobrindo o equilibrio e isso é muito bom, mesmo que seja aos poucos, como vc mesma disse. importante que vc esta se cuidando, se adaptando. Eu que nao consigo manter o equilibrio se começar a comer essas coisas rsrs!! Beijos!!

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  5. Tudo pode desde que seja controlado...isso é fato!
    Eu como de tudo um pouco, claro que tem muitas coisas que deixei de lado, mas isso é pessoal.
    Sobre as fotos eu posto as vezes sim as vezes não...só que minha alimentação tem ajuda de nutricionista então não tem nada errado eu acho kkkkkkkkkkkkkk é bom a gente posta...vai incentivando que está começando.....
    sei lá...

    Beijos;)
    * Blog da Pâm

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  6. Perfeito. Esse é o segredo para emagrecer para sempre. Só acho que para emagrecer mesmo é necessário as vezes deixar de fora alguma coisa. Eu que estou mantendo já faço isso sem problemas!!
    bjão

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  7. Oiiie, então eu tava assim como vc, emagreci 13kg assim, mas chegou um momento em que o ponteiro não descia e com isso me desanimei e recuperei uns 5kg nessa brincadeira, minha força de vontade foi se esvaindo e comecei a "jacar" quase que diariamente.
    Vi na new dukan uma forma deu ter mais disciplina e cara eu tenho me surpreendido com a disciplina que to tendo, é claro que eu escorrego e vou te dizer é quase que diariamente, mas as proporções no meu caso são bem menores do que as quando eu contava calorias.
    Acho que isso varia muito de pessoa pra pessoa né? rsrs
    Eu pretendo ficar nessa dieta até chegar aos 85kg depois irei voltar pra RA porém pretendo fazer um dia de PP pra equilibrar.

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

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  8. Você foi perfeita em sua colocação!
    Concordo em tudo!

    Dentro das minhas calorias, como arroz, feijão, macarrão, chocolate. pizza... Claro, na quantidade correta, sem ultrapassar minha meta diária.

    Estar de "dieta", não é viver para a dieta!

    Cada um aprende a lição no momento certo!

    Beijo♥

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  9. Está fazendo mais do que certo Deda! Seguindo o que é bom pra ti :) Super compreensivo o post, mas as receitas tu podia compartilhar hahahaha tu é boa demais na cozinha! Sério!

    Saudade das tardes juntas e dos papos diversos :)

    Beijo gatha!

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  10. ta certinha lindeza.. eu fiz pontos (ou ra... que seja) por muito tempo e dava certo.. comia de tudo mesmo porque desconhecia a minha intolerancia ao gluten.. hj faço lchf pra não ter que ficar olhando rótulo disso ou daquilo, que me cansa horrores..rs.. então sei que não corro risco de contaminação ou contaminação cruzada.. ou seja.. cada um segue do jeito que se enquadra melhor na vida.. afinal ninguem tem a vida igual a de ninguem, nem anseios, nem restrições e bla bla bla.. bjokas lindeza e sucesso sempre

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  11. Duas coisas, que, inclusive, tô boa de relembrar:

    "Reeducar a forma com que encaramos o alimento"
    "sabendo que você pode comer não dá aquele desespero louco de comer até se entupir porque depois não tem mais"

    Inclusive, cê me deu uma ideia. Voltar a contar calorias. Não de forma doida, mas de modo a CONTROLAR, a reduzir, pra reduzir o peso. E te falar? Eu adorei muito sua dica, seu método. Investir numa refeição livre, feliz, e as outras, fazer bem bonitinhas, com verduras e tudo mais. Achei bem equilibrado mesmo!

    Maravilhoso seu post. Sincero, verdadeiro, cheio de coração e bem inspirador. E te falar, também tô longe de querer shape panicat. Não é pra mim não :P

    Beijoca!

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