domingo, 16 de junho de 2013

Taxas: Como manter o corpo em bom funcionamento!

Oi queridissimos! 

Como prometido domingo é dia de falar de coisa séria. É muita coisa. Então hoje vou introduzir o assunto com algumas das coisas que mais nos é conhecidas. Taxas de colesterol e ferro serão o assunto de hoje. No próximo também trarei um pouco de vitaminas e mais coisas importantes que é o que nos leva a bater sempre na tecla de que uma comida colorida é mais saudável! Vamos começar de verde escuro! Espero que gostem!

1. FERRO

[ Fonte de Imagem: www.situado.net]
O ferro está presente no nosso organismo em forma de ferritina, e se aloja em lugares como fígado, baço, medula e principalmente no sangue. É um componente essencial no processo de crescimento e desenvolvimento do organismo. É parte integrante da hemoglobina (proteínas das células vermelhas) que atua no transporte de oxigênio para todo o corpo e o dióxido de carbono de volta nos pulmões. Respirar! Viver! Nada de fazer cara feia na hora de comer aquele prato de fígado, de feijão ou um brócolis! Agradeça pela couve e couve-flor! A baixa da hemoglobina é o que conhecemos como "Anemia". A falta de ferro pode causar problemas cognitivos, causando falta de concentração e aprendizado. 

Para melhor absorção do ferro no organismo é recomendado consumo de vitamina C, frutas cítricas, e glicose (açúcar), e seus inibidores são ovos, leite, excesso de fibras, mandioca, café, e alguns chás.

O ferro em sua melhor forma é encontrado na proteína animal, como nas vísceras, de preferencia no fígado, coração e moela. Também presente nos cereais integrais e como sabemos folhagens com o tom verde escuro (almeirão, brócolis, couve, etc). Também como dito anteriormente é encontrado no feijão, mariscos, açaí, farinha de soja, ervilha, entre outros.

Eis a razão de sempre priorizar uma alimentação balanceada já que alimentos que fazem bem pra outras coisas (como fibras, ovos, leite) podem ser um agravante na absorção do ferro. Equilíbrio é o que precisamos!

É recomendado o consumo de 15 mg/dia para adultos e adolescentes, e de 7 a 10mg/dia para crianças.

2. COLESTEROL

[Fonte da Imagem: www.blogers.com.br]
O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta. É necessário para construir e manter as membranas celulares, regula a fluidez da membrana em diversas faixas de temperatura. Algumas pesquisas recentes indicam que o colesterol pode atuar como um antioxidante. O colesterol também ajuda na fabricação da bílis (que é armazenada na vesícula biliar e ajuda a digerir gorduras), e também é importante para o metabolismo das vitaminas lipossolúveis, incluindo as vitaminas A, D, E e K. Ele é o principal precursor para a síntese de vitamina D e de vários hormônios esteróides (que incluem o cortisol e a aldosterona nas glândulas supra-renais, e os hormônios sexuais progesterona, os diversos estrógenos, testosterona e derivados)

Para se medir o colesterol se usa dois termos, o LDL e HDL.

* Low Density Lipoproteins ou LDL - Baixa densidade: acredita-se que são a classe maléfica ao ser humano, por serem capazes de transportar o colesterol do fígado até as células de vários outros tecidos, acredita-se ter ações danosas (formação de placas ateroscleróticas nos vasos sanguíneos).

* High Density Lipoproteins ou HDL - Alta densidade: acredita-se que são capazes de absorver os cristais de colesterol, que começam a ser depositados nas paredes arteriais/veias (retardando o processo arterosclerótico). Tem sido usado o termo "colesterol bom" para referir ao HDL, que se acredita que tem ações benéficas.
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Nível em mg/dLNível em mmol/LRisco de doença cardíaca
<200<5,2Nível desejável: menor risco de doença cardíaca
200-2395,2-6,2Limiar de alto risco
>240>6,2Nível não-desejável: alto risco

O tipo de colesterol presente nos alimentos é o que determina o risco de doenças cardiovasculares, ou como dizemos leigamente que causa entupimento das veias. Eis a razão de ser tão importante levar em conta  a quantidade de gordura ingerida diariamente. A gordura "saturada" é o que chamamos de colesterol ruim.

As gorduras insaturadas (colesterol bom) ajudam a diminuir o colesterol sanguíneo, mas por serem muito calóricas e engordar devem ser consumidas com cuidado. Estão presentes nos óleos vegetais (oliva, canola, soja, milho, girassol), nozes, avelãs, abacate, margarinas.

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É importante lembrar que esse blog tem como intensão DICAS de saúde e bem estar. Todas as informações foram retiradas de fontes públicas, e não e caracteriza a opinião de um profissional responsável. Para maiores informações de saúde e esclarecimento um médico ou profissional de saúde deve ser devidamente consultado e repassar as devidas diretrizes para um tratamento específico, focando a necessidade singular de cada individuo.

9 comentários:

  1. Adorei o post, super instrutivo!

    beijo

    http://desapegafastfood.blogspot.com.br/

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  2. Deda, sabe que depois que comecei a dieta nao tive mais anemia, mesmo em dieta aprendi a comer produtos saudaveis como : brocolis, beterraba ,peixe, aveia, batata doce e etc alimentos que antes não consumia de forma alguma, que hoje me faz muito bem e não fico mais sem.

    Parabens pelo post, muito bem elaborado!!

    bjus

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  3. Adorei o post... Bom aprender cada dia mais sobre a gente mesmo ne.... Eu sempre ouvir falar de colesterol bom e ruim, mas nao sabia diferença

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  4. Muito legal, pq realmente não basta ingerir alimentos saudáveis, mas tb ajudar a absorção de seus nutrientes. Adorei o post!!
    Bjks
    :)

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  5. E isso mesmo precisamos de informaçoes pra ter um vida melhor, amei o post,bjus

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  6. sse é o blog mais informativo q eu sigo!!!! acho super legal.

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  7. Oi amiga, ótima esse post!
    Preciso fazer os meus exames, minhas taxas devem estar tds altas!!


    bjooos e boa semana

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

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  8. Adorei o post amiga e obrigada pela dica no meu blog...Bjokas

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