sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Receitinhas! - Dicas cheia de fibra pra regular o intestino!

Oi gente,como estamos?! Por aqui tudo bem! Esperando o Domingão pra pesar!

Fiquei relutante em fazer essa postagem, porque sei que o que tem por aí de receitas não é brincadeira! Provavelmente vocês já a conheçam e eu estou sendo redundante, mas no fim tem me feito tão bem, que pra quem ainda não teve a chance de conhecer, testar, e precisa de umas dicas, eis as minhas versões.

Eu gosto de comer no café da manhã, porque além de nos forçar tomar mais água o dia inteiro para que as fibras façam seu trabalho, apesar da quantidade mais alta de caloria  faz a gente já começar o dia com uma saciedade muito grande. Demoro bastante a me sentir com fome! E comendo de 3 em 3 horas é quase certeza que você não vai senti-la. Quando eu não como altas quantidades de fibra meu intestino não funciona de jeito nenhum! De 2x por semana passei a ir ao banheiro diariamente. Então se você é como eu e se sente agoniado e inchado se não tem o intestino funcionando sempre, eis umas dicas!

#Receitas!

1. Pão Folha de  Frigideira com Ovo

-Ingredientes

1 colher de chá (5g) de linhaça
1 colher de chá (5g) de chia
1 colher de sopa de farelo de aveia
1 colher de sopa de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de fibra de trigo
1 ovo inteiro

Reservar 1 colher de chá rasa (5g) de manteiga para untar a frigideira.

 - Preparo

Após misturar todos os ingredientes, numa frigideira em fogo baixo coloque a manteiga para derreter uniformemente cobrindo todo o fundo. Adicione a mistura ainda em fogo baixo (vai ficar bem pastosa), e vá espalhando com um garfo pacientemente sobre a superfície até cobri-la com totalidade. Suba para fogo médio e espere por 1 min e vá virando como uma panqueca, deixe por 1 min também do outro lado, ou até perceber que ambos os lados estão bem douradinhos. 

- Recheio

Se for usar queijo, ainda na frigideira adicione a quantidade de sua preferência e abaixe o fogo, cubra a panela com a tampa para que este derreta, ou ao menos perca o "gelado". A minha sugestão é queijo branco magro, tomate, orégano e se quiser uma salada de folhas.

O Pão Folha tem em média 270 kcal, com esse recheio sugerido 380 kcal.
Testei a Receita sem ovo também (-70kcal) , particularmente prefiro com.


2. Bolo de Banana

-Ingredientes

1 colher de chá (5g) de linhaça
1 colher de chá (5g) de chia
1 colher de sopa de farelo de aveia
1 colher de sopa de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de fibra de trigo
1 ovo inteiro
1 banana amassada
1 colher de chá de açúcar (eu uso mascavo ou demerara)
1 colher de sopa de canela

 - Preparo

Misture todos os ingredientes e leve ao micro-ondas por 2 minutos e meio, vire o bolo de deixe por mais 1 minuto para que fique assado uniformemente.

Esse bolo inteiro tem 400kcal, mas é rico em fibras e uma ótima opção pra matar a vontade de doces!


3. Opção mais leve! Frutas com chia e linhaça!

Essa nem é uma receita, e sim uma dica. Deu pra perceber que eu coloco chia e linhaça em tudo, né?! É porque são exceletentes fontes de fibra e fazem muito bem, e o melhor, o sabor não atrapalha nos alimentos. Uma opção rápida de café da manhã são frutas com cereais, ou somente com as sementes.

Laranja + Ameixa + Banana + 1 colher de chá de Chia + 1 colher de chá de linhaça, são 300 kcal de muito amor, fibra e vitaminas!


#Informações Nutricionais!

1. Linhaça

Sabe-se que a linhaça é rica em ômega 3 e ômega 6, proporciona benefícios ao organismo prevenindo doenças cardiovasculares, auxilia no combate a redução de líquidos, pois remove o excesso de sódio nos rins. Atua no sistema imunológico, contribui de forma eficaz na construção das moléculas hemoglobinas que são responsáveis em carregar o oxigênio pelo sangue atuando nos compostos que melhoram a circulação, possui vitaminas e minerais essenciais ao nosso organismo, suas fibras contribuem para a regularização do intestino, além de ajudar a diminuir o colesterol. A linhaça, segundo alguns estudos realizados pode atuar diretamente na prevenção do câncer de mama e na prevenção dos sintomas decorrentes a menopausa, a linhaça é fonte mais rica em lignina. 

Valor Nutricional Estimado:
1 colher de chá (5g) = 22 kcal
1 colher de sopa (15g) = 66 kcal
100g = 490 kcal

2. Sementes de Chia 

Conhecida como super alimento, tem como seus principais componentes: Ômega 3: A semente da chia é uma das mais ricas fontes conhecidas, tanto animal quanto vegetal. Possui teor muito maior do que o encontrado na linhaça e no salmão.Cálcio: cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca. Foi recentemente descoberto, que ele também ajuda a queimar gordura no organismo. Magnésio: possui duas vezes mais do que em castanhas e nozes .Manganês e fósforo: três vezes mais do que no espinafre. Proteínas: É uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem precisa. Fibras: a alta concentração de fibras alimentares faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão. São também extremamente ricas em vitaminas e minerais, sendo uma das fontes vegetais mais ricas que se tem conhecimento até hoje. Antioxidantes: a presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogênico presentes provêm à chia três vezes mais antioxidantes que as famosas uvas-do-monte.

Valor Nutricional Estimado:
1 colher de chá (5g) = 25 kcal
1 colher de sopa (15g) = 75 kcal
100g = 590 kcal




 .

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Malhar de graça, malhar em casa!? Tem disso!?

Oi gente!

Antes de tocar no assunto de hoje, vou deixar um vídeo que eu encarecidamente peço que vocês assistam. Sempre nos perguntamos como chegamos a obesidade. Os fatores que nos levaram a ter os hábitos errados, de não termos paixão por frutas e verduras. Tudo vem da infância. Da maneira que somos criados, das "aberturas" que os nossos pais nos deram. Já começa com a idéia que a criança saudável é aquela bem rechonchuda. Crescemos na geração fast-food, e a tendência é só piorar. Uma criança até 2 anos de idade não tem paladar definido, dá pra ensina-las e acostuma-las a comer saudável. Me corta o coração quando eu vejo mães colocando refrigerante nas MAMADEIRAS dos bebês. Dando fritura, doces, etc... Enfim, assistam o vídeo! Este mostra a vida de um obeso de trás pra frente, os hábitos que ele tem e como ele os adquiriu. Somos o que comemos, e os nosso filhos são/serão espelhos da educação alimentar que temos e ensinamos a eles.


#Indo ao assunto: 

Falei anteriormente sobre alimentação pra reles mortais, e agora vou falar um pouco sobre atividade física. Eu já tenho um tempo que faço atividades físicas em casa. Primeiro porque aqui tá um frio do caramba e eu não tenho quase vontade de sair de casa, a não ser pra fazer o necessário. E até a primavera chegar (aqui é em março!) eu vou ficar linda e fina malhando na minha sala de TV!

Mas desde antes, ainda no Brasil, eu já contava com a falta de $$ e fazia minhas atividades de forma gratuita. E até porque eu sempre tinha a mania de pagar academia e não ir! Você se programa pra ir 3x por semana, ai falta 2, daí fica com vergonha e não volta nunca mais. Pelo menos comigo sempre foi assim. Até eu pegar um ritmo bom, não paguei academia.

A caminhada/corrida é a melhor e mais barata maneira de emagrecer. Só precisa de um tênis e coragem. Mais nada. 30min de caminhada queima em média umas 120 kcal.  Eu caminhava 1h por dia e me fazia muito bem. Eu levava a cachorra pra passear, deixava ela me arrastar ladeira acima quando tava difícil, mas não deixava de queimar pelo menos 200 kcal por dia assim. Quanto mais você introduz "corridinhas" mais você queima. Mas eu recomendado começar só caminhando, pelo menos por umas 2 semanas pra pegar o ritmo, depois você força mais o corpo de acordo com seus limites. Não adianta nada se frustrar e não fazer nunca mais!

Video-Aulas é outra coisa muito boa! Eu amava o 30day shered da Jillian Michaels. Aquela personal maravilhosa do the biggest loser. Na internet tem vários sites de download onde você pode adquiri-lo. Eu sei que no netflix também tem algumas video aulas de aeróbica. Tem também o insanity, ddp yoga, entre outros, se você buscar por "workout" no youtube eles vão te dar uma infinidade de séries, só escolher a que seguir. Eu fiz o 30day shered no meu início e achei muito bom e fez diferença. 1 mês, 30 min ao dia. E vai subindo de nível.

O meu melhor amigo nessa caminhada foi e ainda é meu videogame. Tenho um XBOX 360 (não vou trocar pelo XBOX ONE tão cedo, porque me serve bastante e os jogos estão ficando cada dia mais baratos devido ao lançamento do novo!)  e com o kinect (um scanner corporal) dá pra se divertir dentro de diversos jogos e perder muitas kcal! Eu adoro dançar. Dança é um dos exercícios mais completos para perda de peso, porque mexe com o corpo todo, usa da sua coordenação e equilibrio e trabalha diversos músculos diferentes, além de ser um super cardio. Eu tenho a trilogia do Dance Central. Cada dia eu faço um, pra variar as músicas, todos tem a função "workout" as quais monitoram o tempo e simulam a queima de calorias. Jogos específicos para atividades físicas eu tenho Nike Kinect Training, o qual eu recomendo imensamente, muito bom e objetivo, e agora eu adquiri o Your Shape que eu to gostando, um pouco mais aeróbico que o Nike. Também uso o Kinect Sports eventualmente. Uma partida do boxe por exemplo, queima bastante calorias.

Vai aqui um video antigo meu fazendo o Nike, tô voltando ao ritmo, logo eu faço outro pra vocês! Só pra constar ele aumenta gradualmente, de inicio as séries não tinham tantas repetições.

Sei que além desses que eu tenho, há opções como o jogo do The Biggest Loser, MMA Training, Just Dance, Zumba fitness, etc.

Eu também nunca comprei halteres. Sempre usei de pesinho de 1kg uma garrafa d'água de 500ml com pedra e areia.  Enchi e fui pesando na balança até ficar certinho. Já usei até pacote de feijão de 1kg, um em cada mão. Na necessidade, a gente improvisa!

Muitos parques tem as "academias ao ar livre" a disposição também. Dá pra diversificar as atividades com criatividade.

Muita gente fala que na falta de tempo, tentar fazer a série dos "30" para se movimentar é uma boa. É só repetir 2x a seguinte série.

15 polichinelos
15 agachamentos
15 avanços
15 pulos o mais alto que conseguir
15 flexões
15 abdominais.

Só de assistir esses vídeos no youtube, com  certeza dá pra saber as atividades que dão pra realizar em casa, no espaço que você tiver. Falta de dinheiro não é desculpa pra não começar!


Boa atividade física!   :




.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

#ProjetoDedaEmForma - Resumo da Semana! Começando o segundo mês!

Oi gente! Como estamos?! Por aqui tá tudo ótimo!

Apesar da pulguinha atrás na orelha querendo mais e mais e mais, eu to satisfeita com o resultado do meu primeiro mês. O que estabeleci foi 2kg ao mês, e eliminei em cima. 

Eu ando sendo mais realista comigo. Eu gosto de comer, amo cozinhar. Tenho outra pessoa em casa que não intencionalmente vai sempre sabotar qualquer dieta restritiva que eu fizer. Eis a razão a qual eu faço Reeducação Alimentar. Poder comer de tudo, mas controlando as porções. Acho que o meu maior pecado na vez passada, apesar do resultado lindo de 25kg eliminados foi exatamente comer uma porção muito menor do que eu como normalmente. Agora estou comendo uma quantidade que me deixa saciada, pegando firme novamente nas atividades físicas, sem sofrimento. Acredito que dessa vez vai dar certo por conta dessa mudança. Admiro muito as pessoas que tem um empenho maior. Eu conheci os meus limites e não me envergonho. Enquanto eu continuar eliminando, chegar a um peso saudável, tá bom pra mim! Não estou mais procurando resultados rápidos. Estou procurando resultados contínuos.

Enfim, vamos falar do Resumo dessa Semana Passada!

#Projeto Deda Em Forma - SEMANA 5!

Domingo - Não fiz Atividade física! Aniversário do Marido, passei o dia na cozinha! Namorei bastante.. conta como AF!?
Segunda 28min no Nike Training +  35min no Dance Central 3 = 1h03min (passei um pouco do tempo, dar aquela compensada! kkkk)
Terça - Fui ao centro, caminhei pra cima e pra baixo por cerca de 4h, com ladeiras incluídas! kkkk No fim do dia eu nem tinha mais pernas.
Quarta - Testei minha nova Aquisição! Um da lista de "sonhos de consumo!" Your Shape Fitness Evolved. Fiz em média de 1h!
Quinta - Mais um dia na empolgação do Your Shape, fiz 51 min.
Sexta - Voltei pra minha rotina! 24min de  Nike Training + 27min de Dance Central = 51min
Sábado - Your Shape, 51min

A pessoa aqui não sabe onde colocou o monitor cardíaco, estou louca a procura. Então sem kcal informadas. 

PESAGEM: 87,8 kg (-200g)

Tenho gostado do ritmo que eu tenho feito. Ainda não está 100%, mas não tenho falhado mais de 1 dia por semana. Espero logo conseguir fazer sem nenhuma falha e muito empenho. Tenho notado uma melhora no meu desempenho ao fazer os exercícios, o que tá me deixando bem animada! Alimentação tá bem mais controladinha... Pequei um pouco nas escolhas, mas nas quantidades tá ok. Mas água e frutas estão sendo obrigatórios no meu dia a dia e falo pra vocês, tá fazendo maravilhas pro meu organismo. Intestino funcionando direitinho TODOS OS DIAS <3, Urina tá clarinhaaaa, quase transparente! Pra quem vinha de uma alimentação desregrada ter essas coisas diariamente me faz sentir muito bem.

Enquanto eu não engordar e continuar perdendo aos pouquinhos, eu to feliz da vida!


#Mudando de Assunto!

As vezes parece que  o outro é um vilão imenso na nossa luta contra a balança. Não é verdade. Até porque o compromisso é seu contigo. Não é do João, nem do José, nem da Maria, nem da Joana. É você ter a coragem de assumir que tem que se cuidar. É claro que quando as outras pessoas abrem mão de certos mimos em solidariedade a você, é maravilhoso, mas não é obrigação. Se fosse assim teríamos que mandar fechar toda e qualquer loja/lanchonete/padaria/restaurante que não estão de acordo com a alimentação que nos estabelecemos.

Fiquei até meio com a consciência pesada ao falar que meu marido sabota a minha dieta, porque a alimentação dele mudou bastante depois que eu recomecei minha RA. De pizza e outros congelados todos os dias e macarronadas, hoje ele come bastante frutas, almoça meus grelhados com verduras, ou qualquer outra coisa que eu fizer. Ele não abre mão do sorvetinho de sobremesa, é uma formiga, mas isso hoje em dia não me afeta mais, eu só me ataco de doce na TPM. Hoje mesmo ele falou que ia parar de comprar refrigerante, pra me ajudar a ficar só na água, e também vai dar uma reduzida na alimentação dele. Eu sei que é por mim. Porque ele tem um corpo ótimo, trabalha MUIIIITO e precisa de bastante energia.

Ele é meu maior incentivo, é quem segura meu humor, que me permite fazer todas as minhas peripécias culinárias, compra meus jogos de xbox, ouve minhas palestras sobre o meu corpo dolorido e expectativas de tudo que tem pra acontecer daqui pra frente. Eu sei que ele se priva muito por minha causa. Era pra ter muiiiito mais porcaria nessa casa. A coisa boa é que pelo menos hoje ele é mais saudável. <3 Um faz bem pro outro!

Outra coisa...  fui tentar me inspirar pra seguir em frente, e encontrei um video meu, de quando eu perdi 20kg na vez passada (ai ai ai dona Andréia, como Você recuperou isso tudo!?) Mas o legal foi lembrar que da vez passada também não foi fácil, e eu quero ter essa alegria de novo, é até engraçado de tanto que a idéia parece surreal pra mim falando sobre tudo! kkkk Se eu perder 20kg de novo, eu vou ser feliz DEMAIS! Eu do passado me dando forças hoje!


Não to aqui pra justificar o ganho de peso, afinal o processo é pra vida toda, mas as vezes a gente acaba caindo no erro de deixar mais uma vez o mundo afora nos atingir. Esse vídeo foi um tapa na minha cara, pra me lembrar de me colocar como prioridade. Hoje eu aprendi a dizer não às pessoas que não me fazem bem, que sugam minhas energias. Tomara que agora, que ninguém pode se meter na minha vida, até porque eu to em outro país, eu consiga seguir em frente e cuidar muito bem de mim!

Boa Semana pra gente!!!!





.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Emagrecer gastando pouco?! Tem jeito?!

Uma das coisas que eu mais vejo que incomodam a vida de todo mundo, é o tal do preço dos produtos lights. São uma fortuna! Infelizmente no Brasil, saúde não é sinônimo de direito (vide hospitais, vide SUS), muito menos de barato (planos de saúde caros, remédios caros, exames caros e alimentação ABSURDAMENTE cara)! Meu pai me mandou algumas fotos essa semana dos preços no supermercado, que é considerado super barateiro, de setor de gente humilde, e eu quase cai pra trás. Tipo, BATATINHA a R$3,99 o quilo, Alho a R$10,99... Ahn?! Impossível comprar muita coisa, se o que é da "feira" tá a esse preço, os industrializados devem estar mais absurdos ainda!

 


Indignada com esses preços! Sério!
  
Mas o motivo de eu nem sempre consumir produtos lights e integrais é outro. Aqui até tem muita disponibilidade, mas eu tenho um outro ser em casa que não é 100% fã. Não tem condições de por exemplo comprar 2 pacotes de pão, um integral e outro não, porque seria desperdício. Acabo revezando, pra fazer a alegria dele quando ele quer o seu amado pão branco. Tenho as minhas coisas, pra auxiliar no emagrecimento as quais eu não abro mão, mas tenho também as da casa, que cozinho pra nós dois, e não tem reclamação. Pra quem está nessa mesma situação, seja por falta de dinheiro, ou por falta de colaboração dos outros moradores, vai algumas dicas.

Algumas coisas são equivalentes. O macarrão integral por exemplo, as vezes tem mais calorias que o macarrão comum. A diferença é que o produto integral dá mais saciedade, ajuda no funcionamento do intestino, etc.... Mas pra quem não tem poder aquisitivo pra adquiri-lo, ou não gosta, consome o comum mesmo. 

O segredo?! Porções e diversificação de alimentos. Tendo uma balança digital para cozinha e boa vontade a gente consegue fazer comidas gostosas, de baixa kcal. Não é que não pode comer as coisas. É comer uma quantidade certa. 

Dar um exemplos...

1 Fatia de pão de Forma tem por volta de 100 kcal, dependendo da marca um pouco mais.
1 fatia de presunto (10g)  30 kcal
1 fatia de queijo mussarela (10g)  tem 66 kcal

300kcal no café da manhã, é algo razoável. Só não dá pra adicionar manteiga (145 kcal por colher de sopa), margarina (72 kcal por colher de sopa) , maionese (38 kcal por colher de sopa) , ketchup (21 kcal por colher de sopa). Temos que parar com essa mania de condimentos! Mas se for adicionar escolha 1. Nenhum desses alimentos tem importância nutricional para você! Se quiser um gostinho, um "molhinho" adicione uma fatia de tomate (2 kcal por fatia) no seu sanduíche que é bem melhor. Temperos como orégano, pimenta do reino, manjericão são bem vindos e não atrapalham em nada nas kcal.

O mais importante é saber o que você come e o benefício que isso te traz. Quantas kcal tem em cada alimento, assim podendo balancear. 

Pro lanche da manhã e durante o dia, frutas! Muitas frutas! Até porque você pode não conseguir bancar alimentos integrais pro seu dia a dia, mas a necessidade de fibras no seu corpo é IMPORTANTÍSSIMA! Pera com casca, uvas, maçã, tangerina, morango e pêssego, por exemplo são frutas ricas em fibras. Escolha uma e seja feliz no seu lanchinho!

Valores Calóricos por 100g ou Unidade (un):

- Abacaxi: 52 kcal
- Ameixa preta: 44 kcal
- Ameixa vermelha: 54 kcal
- Banana: 120 kcal (un)
- Damasco: 35 kcal (un)
- Figo: 68 kcal
- Goiaba: 57 kcal
- Laranja: 43 kcal
- Limão: 37 kcal
- Maçã: 64 kcal
- Manga: 70 kcal
- Maracujá: 90 kcal
- Melancia: 31 kcal
- Melão: 30 kcal
- Morango(s): 39 kcal
- Pêra: 63 kcal
- Pêssego: 52 kcal
- Tangerina: 50 kcal
- Uva(s): 78,7 kcal

Almoço e jantar são os mais complicados pra controle de kcal. Mas não são tão bicho de 7 cabeças como imaginamos. Primeiro: PARE DE QUERER COMER TODOS OS CARBOIDRATOS EM UMA SÓ REFEIÇÃO. Escolha no máximo 2. Eu como 1, porque fica mais fácil controlar.

100g de batata cozida tem 52 kcal
100g de arroz branco cozido 130 kcal
100g de feijão (carioca) cozido 76 kcal (sem bacon, sem óleo...)
100g de macarrão cozido 110 kcal (o valor encontrado na embalagem, acima de 300kcal é em cima de 100g da massa seca, que ao cozinhar aumenta de peso)

Escolha então uma carne MAGRA (100g de patinho - 183 kcal, 100g frango sem pele - 111 kcal)! e encha o prato com salada. Para massas prefira a simplicidade. Molho de tomate, brócolis... O que não pode é encher de queijo ralado (120kcal por colher), farinha (outro carboidrato 57kcal por colher)... 

Os vegetais (folhagens, legumes e verduras) são quase todos pouco calóricos, tendo seu consumo além de muito importante devida as vitaminas, uma porta aberta pra ajudar na saciedade e volume do prato (sim! A gente come com os olhos) Ninguém come usualmente 100g de cada vegetal, é muito, mas pelas kcal dá pra ver o quanto dá pra comer bem sem engordar...

100g de Abóbora - 40 kcal
100g de Abobrinha verde - 18 kcal
100g de alface - 14 kcal
100g de beterraba - 70 kcal
100g de brócolis - 26 kcal
100g de couve-flor - 25 kcal
100g de cenoura - 54 kcal
100g de chuchu - 29 kcal
100g de couve - 58 kcal
100g de tomate - 25 kcal

Na reeducação alimentar estamos aptos a comer de tudo! Basta sabermos controlar as quantidades e os tipos de nutrientes que vamos ingerir. O mais importante é deixar de lado as coisas "prontas", elas podem ser auxílio num lanchinho ou outro, mas não prioridade. Prefira os alimentos frescos. Faça receitas em casa mesmo que antes de dormir e deixe suas "marmitas" prontas. Saber o que você tá ingerindo é essencial para a sua qualidade de vida. Não abuse no sal, no açúcar e até mesmo nos adoçantes.

Para aumentar o consume de fibras, o uso de aveia, outros farelos e grãos é bem vindo. Iogurtes também são ótimos pra flora intestinal.

As coisinhas que eu não abro mão são exatamente os farelos e grãos, porque dá pra fazer aquele pão de caneca de aveia no microondas, dá pra faze-lo com uma banana e canela pra ter um bolo doce, são saciadores de fome e a chia e a linhaça fazem muito bem.

Outra coisa é evitar o uso de óleo na preparação das carnes. Naturalmente elas já possuem gordura, então nada que uma panela antiaderente e uma tampa pra fazer a carne soar não resolva. Eu uso uma pitadinha de água pra auxiliar no "derretimento" da gordura. O que der pra evitar de óleo é uma ótima. O azeite por exemplo só mantém suas qualidades na temperatura ambiente, usado como tempero. Se precisar usar azeite no cozimento obviamente é mais saudável, mas ele não mantém suas propriedades.

E sempre, SEMPRE, procure ajuda de um profissional de saúde para te auxiliar no processo de emagrecimento e alimentação.

APLICATIVOS E SITES COMO Myfitnesspal , Fatsecret, calorias.org são de grande auxílio para programar o seu diário alimentar. Uma dica muito legal é programar sua alimentação do dia inteiro ANTES. E tentar segui-la a risca. Assim com as kcal diárias calculadas, o que você vai comer decidido, nos faz ser mais objetivos ao abrir a geladeira ou armário na hora do consumo.


É isso. Avaliação médica, uma balança digital, atenção nas informações de kcal e QUALIDADE dos nutrientes nos produtos adquiridos, e muita força de vontade!

BOA DIETA!



 .

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Primeiro Mês, Resumo de Mais uma semana!

Oi gente! Passando pra dar um alôzinho.

Completei o primeiro mês da minha volta às atividades físicas, mas ainda não com a reeducação alimentar. Tenho pecado, e muito! Esse fim de semana por exemplo foi o maior exemplo disso. Mas fiz consciente. Fiz pela ultima vez. Como vocês já sabem não to morando no Brasil, e me dei um fim de semana livre aos prazeres Brasileiros. Aniversário do meu marido foi regado a carne assada, Guaraná, feijão tropeiro, vinagrete, arroz branco. E eu comi. Comi sem culpa porque sei que não vai ter tão cedo. Comi feliz e agora estou pronta pra encarar de frente um período de restrição alimentar. Digo restrição porque uma picanha não é algo que tem por aqui. Pra falar a verdade eu nem tenho comido carne vermelha. Digo restrição porque até eu voltar ao eixo eu vou me policiar com mais vontade. Tenho que acalmar o monstro que vive dentro de mim. Fiz as minhas vontades e agora chega. 

Esse primeiro mês foi só uma introdução. Voltei a me exercitar e lembrei que sou capaz disso. Lembrei também que tem como comer bem se eu me empenhar um pouco na cozinha. Só estava faltando vontade e criatividade. Foi bom reencontra-las. 

De agora em diante meu compromisso comigo ficou sério. Essa ultima semana de janeiro é a minha ultima para adptação. Fevereiro, aqui não tem carnaval! Então nada de férias pra mim. Agora é no calendário, no compromisso. 

Fevereiro vai ser assim:

- 50min por dia de Atividade Física
- 1200 kcal diárias com qualidade
- 2 semanas de detox, to precisando cuidar melhor do meu organismo.

Me desejem sorte...Dia 31 eu trago a pesagem e resumo de janeiro! Esse fim de mês que ainda me resta eu vou fazer o possível pra torna-lo produtivo. Só vou aguentar o tranco no próximo mês  se eu continuar melhorando um pouco todos os dias. Essas duas semanas que se seguem é pra eu acostumar com o tal dos 50min. 40 foi dificil, mas eu tenho aguentado. Espero que eu supere o próximo passo.

Só pra constar:

PESO ATUAL: 88kg (-400g)
acho que o nome disso é atividade física.




.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Refletindo sobre a Obesidade!

O mais interessante desse processo de emagrecer, que a gente meio que se torna um grande pesquisador. Eu pelo menos sempre procuro ler sobre os alimentos, os males da obesidade, dicas de saúde, cozinha, exercícios, e tudo mais que envolve ter hábitos saudáveis.

Mas vale lembrar que cada um de nós tem um organismo diferente. Uns são alérgicos a isso, aquilo, outros tem hipertensão, outros tem hipoglicemia, e por aí vai, fora algumas condições que adquirimos para nós mesmos, como certas ausências de vitaminas, tornando pro corpo mais difícil de absorve-las . Por mais que a ciência e as informações que lemos se baseia no geral, temos que levar em conta a particularidade de cada indivíduo.

Falo por mim mesma. Não sei se vocês lembram mas eu fiz um cirurgia de vesícula a 2 anos atrás, e ao me "ver" o médico falou que fariam exames e eu ficaria no hospital um tempo para poder me preparar para a cirurgia. Não sabia ele que eu era uma gordinha muito saudável, sem hipertensão, diabetes, colesterol alto, e a cirurgia que teria que esperar "alguns dias" acabou ocorrendo no dia seguinte. 

Em várias matérias que eu li, percebi que nem sempre o IMC (Índice de Massa Corporal) condiz com a pessoa ser saudável ou não. Ele te dá uma média dentro da normalidade, sobre os riscos de desenvolver doenças a partir da proporção peso x altura. Mas além do IMC é importante levar em conta o tipo de dieta, o tipo físico, aonde está o acumulo de gordura, o sedentarismo entre muitas outras coisas. Mas nem por isso devemos desconsidera-lo, é importante buscar um peso dentro dos seus limiares de normalidade, mas saber por exemplo que se você é baixinha das coxas grossas, jamais será magrinha das pernas finas.

O mais importante, antes de qualquer medida desesperada e autoflagelação, é procurar um bom endocrinologista, fazer um check-up geral, com um exame completo para ver taxa hormonal, glicemia, colesterol e outras deficiências vitamínicas, etc que possam ser encontradas através do sangue, medição de gordura no corpo, ir a um cardiologista e pedir pra checar o coração e a circulação, e caso de maior dificuldades procurar um psicólogo (porque é difícil, pra todo mundo, não se sinta envergonhado/a) e um ortopedista, pois dependendo do excesso de peso é perigoso causar algum dano permanente se fizer exercício de forma errada, então faça uma avaliação antes e veja o quanto o seu corpo aguenta de atividade física, e respeite seus limites. Na parte da alimentação se seu endócrino não é expert, procure uma nutricionista, que vai se basear nas suas faltas e excessos pra fazer um cardápio especialmente pra você.

Por isso é tão importante um profissional competente na academia, e muitas vezes a gente acha que eles estão nos poupando, nos sentimos ofendidos porque achamos  que este nos vê como incapazes... mas não é isso. O peso dá um impacto muito grande sobre as articulações, é melhor ir com calma, e com o tempo ele vai aumentar seu tempo o suficiente pra você odiá-lo, pode ter certeza!

O principal de todas as informações que adquirirmos é encontrarmos as nossas deficiências e lutar para vencê-las. 

De acordo com o Dr. José Rui Bianchi , Médico psiquiatra e Autor do livro "Emagrecer também é Marketing" - DVS Editor:

Em primeiro lugar existe uma obesidade genética que atinge apenas de 2 a 4% da população, ou talvez até menos que isso. Este tipo de obesidade deve ser tratado por médicos especialistas em endocrinologia, pois desde criança a pessoa apresenta distúrbios no seu metabolismo que são inerentes à sua carga genética herdada de seus pais.

Obesidade nutricional - Esse tipo de obesidade se deve à ingestão de alimentos sem valor nutricional adequado, podendo estar exagerando ingerindo nutrientes muito calóricos. São pessoas que comem muita gordura, carboidratos e proteínas, mas poucos legumes verduras e frutas.

Isso pode se iniciar na infância se os pais não tiverem uma alimentação sadia. É lógico que as crianças gostam mais de doces do que de verduras. Gostam mais de sorvetes (muitos são gordurosos como chocolate, coco etc.) do que de frutas, legumes então, nem pensar.

Alguns pais gostam de ver seus filhos rechonchudos e vistosos e oferecem bastante comida sem restrições. Em suas cabeças existe a crença de que ser magro não é saudável. Essa obesidade é prejudicial porque em longo prazo haverá acúmulo de colesterol e triglicérides no organismo e quando extravasa para a circulação aparece o risco de infarto do miocárdio.

Obesidade comportamental - Neste tipo predomina os erros de comportamentos. Um estilo de vida sedentário, hábitos inadequados na maneira de alimentar-se, como comer depressa, sem mastigar direito, comer em pé ou andando por causa do pouco tempo. Nos casos de gestação, mulheres com crenças de que tem que comer por dois ou por que quem fica grávida tem que engordar ou ainda no casamento por causa da crença de quem casa engorda, comem demais e adquirem o hábito de comer bastante.

Essa obesidade pode continuar mesmo após o nascimento do filho. Outro erro de comportamento pode ser adquirido numa viagem de férias em que nos hotéis já está paga a diária, tem que aproveitar. Lembro aqui também a freqüência em rodízios de churrascaria ou pizzaria, pode-se adquirir o comportamento de comer para aproveitar. Existem outras situações que determinam hábitos para um longo tempo, como convalescença de certas doenças.

Obesidade psicológica
- Nesta, as pessoas que estão passando uma situação de depressão, ansiedade, conflito emocional, estresse, solidão, rejeição, paixão não correspondida e muitas outras, elas poderão mudar o enredo da situação e comer demais, na tentativa de compensar o problema. O que acontece é que criarão outro problema, o da obesidade. Novamente aqui, se o processo for repetido pode virar uma compulsão e sentir a necessidade de comer. Há perda do controle alimentar, ou melhor a pessoa nem percebe o quanto e o que está comendo.

Pedimos que cada um que estiver enquadrado no quadro da obesidade, reflita e determine qual o seu caso para resolvê-lo. Para cada tipo de obesidade há uma melhor forma de resolver, seja pelo cardápio, pelos comportamentos inadequados ou pelos problemas psicológicos. Eis aí a razão de um método não funcionar para todas as pessoas.


E a Nutricionista Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 explica em seu site que existem dois tipos de obesidade; a visceral (maçã) que é o acúmulo de gordura abdominal, e a subcutânia (pêra) que acumula gordura nos quadris e coxa.



Ambos são perigosas, mas a que mais assusta é a gordura visceral. A obesidade subcutânia (pêra) tem o acúmulo de gordura entre a pele e o músculo, assim o risco cardíaco é baixo. Já na obesidade visceral (maçã), a gordura está aderida aos órgão. Para entender melhor é só imaginar o coração de galinha que vem com aquela gordura amarela aderida nele. A gordura visceral está aderida ao estômago, intestino, fígado, etc. O risco de ter problemas cardíacos é muito alto.
A obesidade é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento da gordura corporal. Sendo uma doença crônica, é uma doença que não tem cura, mas é possível controlar. Ou seja, a pessoa com obesidade pode emagrecer, mas se não tiver mudança de comportamento e hábito alimentar, a doença obesidade pode voltar.

O importante de todas as informações que adquirimos é identificar nossas falhas e dar um jeito de fazer certo. Fazer da hora da alimentação e do exercício as mais importantes do seu dia, afinal a saúde é que nos mantém aqui pra desfrutar a nossa vida.

Reserve de 30 min a 1h do seu dia pra fazer uma caminhada, um tempo só pra você. Nos esforçamos tanto pelas outras pessoas e não colocamos esse esforço em nós mesmos. Está errado! Você também merece um pouco de atenção! E sente pra comer, saiba a qualidade dos alimentos que você tá ingerindo e os efeitos que ele tem no seu corpo. Tem filhos, correria?! Peça ajuda. Mas trate-se bem. Essa maquina só vai funcionar por muito tempo se a manutenção estiver em dia.

Um abraço pra vocês, espero que tenham gostado.


.

domingo, 11 de janeiro de 2015

Terceira Semana! #ProjetoDedaEmForma!

 "Ficar desconfortável por 30 a 60 min é melhor do que se sentir desconfortável sua vida inteira"


Oi gente, como estamos?! Vamos fazer atividade física?!

Por aqui está havendo algum progresso, não no peso, não muito na alimentação, mas tá ficando um pouco mais fácil aguentar o tranco dos quarenta minutos...  Razão que eu quero fazer algumas modificações para as próximas semanas que se seguem... E quem sabe os resultados começarem a aparecer.

1- Na quarta e ultima semana desse primeiro mês de atividades vou adicionar o nike 3x por semana, já que ele é um pouco mais pesado, e vai me ajudar a queimar mais calorias... (Avaliação física hoje, começo segunda!)

2- Na primeira semana do segundo mês serão adicionados +10min, ou seja... serão 50min por dia no segundo mês.

3- Tô pensando em variar os exercícios por dia, pra não ficar chato e repetitivo. No inicio estava só dançando, mas quero colocar outras atividades como caminhada, o próprio boxe do kinect, etc.
.
4- Cortar de vez o Refrigerante! Só água, água, água! Dar uma limpada no organismo!

5- Gastar pelo menos 250 kcal por dia. Preciso aumentar a queima. A média tem sido de 170 pra cima em 40min, chegando ao máximo de 213. Acredito com um pouquinho mais de empenho e esses 10min a mais eu consiga alcançar essa nova meta!

6- Tentar adquirir o Your Shape, outro jogo de Kinect pra me dar uma nova opção de atividades (ele tem yoga, tai chi, séries de exercícios variadas, etc)
Até o inverno acabar não tem jeito, tenho que investir em atividades dentro de casa. Os dias aqui estão mais curtos e, ao contrário do Brasil, os parques aqui não tem iluminação. Pensar em caminhar no parque as 4h da tarde te dá a mesma sensação de caminhar sozinha a meia noite, no frio, numa rua escura. Com o Renan comigo até vou na praia, porque me sinto mais segura, agora sozinha eu não arrisco. Por mais que aqui a taxa de violência é baixa, não vou me colocar em risco. Já nas outras estações do ano escurece como aí, lá pelas 7... No verão as vezes escurece quase 10 da noite... é meio louco aqui! hehehe.

Vamos ao que interessa! 

#DesafioDedaEmForma !

TERCEIRA SEMANA

- Atividade Física

Domingo: Kinect Sports - Boxe - 40min - Monitor sem Bateria
Segunda:  Kinect Sports - Boxe - 40min  - Monitor sem Bateria
Terça: Dance Central - 40min - Monitor sem Bateria
Quarta: Dance Central - 40min - 184 kcal (troquei a bateria!)
Quinta: Caminhada no centro, por volta de 1h30 - não sei quantas calorias
Sexta: Dance Central - 40 min -201 kcal
Sábado:  Dance Central - 41min - 213 kcal

PS: Dance Central 1 não marca as calorias como no DC3. Ele me dá 1 caloria a cada musica dançada... Então pra conseguir um marcador de 100 kcal eu dançaria até não aguentar mais e mesmo assim n sei se conseguiria... Por isso os primeiros dias estão sem contar caloria.
 
- Alimentação

Melhorei nas quantidades, adicionei frutas, mas ainda to comendo muita massa. Tenho que definitivamente tira-las do meu dia a dia. Carboidrato 2x por dia, não mais que isso.

Apesar de tudo to sentindo que tá mais leve a alimentação, e acho que vai começar dar resultados. Tenho comido basicamente a metade do que passei a comer aqui. Antes eram 2 refeições de macarrão, por exemplo, mais bauru no café da manhã.... Hoje em dia já coloquei fruta com aveia, chia e linhaça no café da manhã, almoço bem (como uma quantidade razoável e sem culpa), como fruta de lanche e deixo o bauru de janta. Caso dá fome optando por omelete ou mais fruta. Mesmo assim to tentando começar a fazer jantas sem massa ou batata... fazer mais grelhado e salada. Vamos ver como vai indo...

PESAGEM: 88,4 (-600g)
IMC : 39,3 (Obesidade Grau II - Entre 36 e 39,9)

#Mudando de Assunto!

Está chegando perto do meu aniversário de namoro! Dia 18 (próximo domingo) é o aniversário do meu maridinho, e também o dia em que tudo começou. Saímos pra comemorar o aniversário dele e no fim eu acabei virando o presente! hahaha. Tô aqui pensando em que delicias preparar, ando tão sem criatividade pra cozinha, não sei o que tá acontecendo comigo. Quero fazer um jantarzinho gostoso pra gente, com luz de velas e tudo mais... mas estou sem idéias. Aceito sugestões! :)

Por enquanto é só. Se eu tiver novidades boas volto no meio da semana, se não, vejo vocês domingo que vem! ;*

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Desafio Pessoal, Segunda Semana!

Oi gente, como vão vocês?! Por aqui tá mais ou menos. Bateu aquele desanimo. 

Esse inverno e a solidão realmente tão me deixando bem pra baixo, ando dormindo demais, e a falta do que fazer tá me deixando deprimida. Tá tem a casa inteira pra arrumar porque eu deixei virar uma bagunça, mas e a coragem?! To precisando encontrar forças...

Mas eu queria mesmo era voltar a caminhar, parece que é mais tranquilo sabe, eu saio de casa e volto pra casa e acabou. Fazer no xbox é legal, mas tem questão de horário e questão de ser sempre a mesma coisa. Já fiz umas 30 listas com combinações diferentes, mas as musicas por fim acabam se repetindo.E moro em apartamento então não dá pra ficar pulando muito no kinect sports ou nike (que por acaso quero voltar a fazer). Pensando em mudar o posicionamento da sala pra ser melhor pro xbox, vamos ver.

Sei lá, tô precisando mesmo arrumar um emprego, ganhar meu dinheiro e ser mais independente aqui. Cidade nova, sem amigos (por sorte eu tenho uma, mas que nem vejo tanto), sem família, sem transporte próprio. Acabo sendo muito dependente do meu marido. E eu não sei ficar pedindo sabe. Uma das razões desse desafio é exatamente ter dinheiro pra fazer minhas coisas sem interrogatório. Tenho procurado emprego, mas nada tem aparecido. Apareceu em outras cidades, ou pra morar em outro lugar, ou seja, sem condições. Quinta feira aparentemente vai ter umas entrevistas rolando no shopping no centro da cidade, vou eu e meu currículo e ver se consigo uma chance. Preciso tirar um pouco das minhas responsabilidades de cima do meu marido. Quero ajudar na casa, e principalmente ajudar a mim mesma e as minhas vaidades.

Mas vamos ao que interessa

#Projeto Deda Em Forma!

- SEGUNDA SEMANA

* Atividades Físicas (não marquei todo dia no monitor e etc, preciso comprar uma bateria nova pra ele)

Domingo, Segunda e Terça: 40min Boxe no Kinect sports
Quarta (31) - Não fiz! (Perdi o prêmio da semana!)
Quinta - 50min de caminhada na praia
Sexta- 1h30 de caminhada pelos arredores
Sábado - 40min Boxe no Xbox

* Reeducação Alimentar

Tá ai algo importante que eu tenho falhado, mas essa semana fui na frutaria comprei maçãs, bananas e morangos pra começar a ter lanches mais saudáveis, também salada. Agora é criar vergonha e dosar direito as quantidades. Mas confesso que até melhorou um pouco. Passos de tartaruga, mas sempre em frente.

*Pesagem

89,0kg (não engordei, nem emagreci)

#Mudando de Assunto!

Eu to meio decepcionada com a minha falta de empenho, porque estimulo anda tendo bastante. Principalmente na parte de alimentação. Tenho que voltar aos grelhados, as saladas... antes era tão fácil. Não me entendo.  Mas vamos ver como me saio essa semana...

Boa sorte pra gente!

sábado, 3 de janeiro de 2015

Primeira do ANO! Metas pra 2015!



Oiê! Como foi de virada de ano!? Aqui foi tudo ótimo!

Acho interessante que todo começo de ano é aquela renovada no espírito. Começamos a traçar metas pra tentar alcançar melhorias na nossa vida, na nossa saúde e bem estar. Eu to cheia de esperança que esse ano vai ser um grande recomeço pra mim. Desde que me mudei, tudo que fiz foi esperar... Primeiro conseguir a documentação correta pra casar na Itália, deu tudo errado...Por sorte deu tudo certo aqui na Inglaterra e me casei sem complicações (ah se eu soubesse! ligando nas embaixadas, lá pareceu mais fácil). Nisso já estávamos em agosto, meio ano tinha passado! Depois mais 4 meses de espera do visto, por isso nada de trabalhar, estudar, ou qualquer coisa parecida... E quando finalmente eu estou apta, preciso do tal do seguro social pra pagar os impostos (tipo a previdência do Brasil), além de ser apresentada ao meu primeiro inverno, o que me tirou qualquer coragem de fazer qualquer coisa. 2014 foi o ano das mudanças: voltei ao meu peso inicial do blog, e ainda engordei mais um pouco (eu tava nos 69 em 2013! Quase lá!); re-conheci o amor da minha vida, mudei de país, e passei por toda essa espera acima. Nunca fui tão deslumbrada com coisas novas, mas também tão assustada por não estar no meu ambiente. Não estar perto dos amigos, dos meus hábitos, das minhas posses (ahhh que saudade do meu carro!), até da comida diferente, foi algo pra esmagar o espírito, e daí consequências como engordar são bem comuns. Mas nada de chorar sobre o leite derramado, e sim procurar aprendizado nos ultimos acontecimentos e soluções pra me adaptar melhor a essa nova vida.

Sem mais enrolações, Feliz Ano Novo, Feliz Chance de Recomeçar, Feliz Novas Oportunidades. Que esse ano nos traga saúde e coragem o suficiente pra fazer o que é preciso pelo nosso bem estar.

#20 Metas para o ano novo!

Como de praxe, sonhar, estipular metas e objetivos é bem cara de inicio de ano...Quero realizar pelo menos 80% dessas metas! Tomara que eu consiga!

01. Arrumar um emprego;
02. Malhar todos os dias;
03. Emagrecer e sair da obesidade;
04. Juntar 3 mil até o fim do ano pra ajudar na compra da casa;
05. Ler um livro por mês em inglês (preciso melhorar meu vocabulário e comunicação);
06. Assistir um musical no teatro;
07. Fazer as unhas no salão 1x por mês;
08. Sair mais de casa sozinha, sem a companhia do marido e fazer amigos;
09. Conhecer Londres;
10. Parar de fazer gordices com tanta frequência;
11. Hidratar o cabelo e o corpo pelo menos 1x por mês;
12. Usar maquiagem pra sair de casa, pelo menos uma base com filtro solar e um batom. (preciso comprar!);
13. Dar faxina na casa 1x por semana, parar de deixar acumular bagunça;
14. Me dedicar mais ao meu marido, suas necessidades e fantasias;
15. Fazer cursos, video-aulas, entre outros pra melhorar minha educação e chances de emprego.
16. Me dedicar à culinária e testar novas receitas, principalmente as de baixa caloria.
17. Ser mais organizada, fazer as coisas até o final.
18. Assistir 1 filme Britânico por mês, pelo menos 2x, uma com legenda e outra sem pra acostumar com sotaque.
19. Voltar a Paris, dessa vez com o Renan.
20. Entrar em pelo menos 50% das roupas que ganhei/comprei nesses últimos 2 anos. (engordar faz isso... perder todas as roupas novas! Eu quero de volta)


# Mudando de Assunto!

Passei só pra deixar um abraço, e dizer que conto com o apoio de vocês por mais esse ano! Que seja incrível e cheio de novidades boas! Domingo eu volto com o resumo da semana do meu projeto pessoal!

Beijinhos!